Como prometido no lançamento, a Apple anunciou nesta terça-feira (13) a expansão do recurso de emergência via satélite do iPhone 14. Inicialmente disponível apenas nos Estados Unidos e no Canadá, a funcionalidade chega agora para Alemanha, França, Irlanda e Reino Unido. Ainda não há previsão de lançamento da novidade no Brasil.

“Estamos confiantes de que isso salvará muitas vidas e oferecerá ajuda significativa aos serviços de emergência que lidam com esses resgates geralmente muito complicados”, disse Gary Machado, CEO da European Emergency Number Association.

O envio de mensagem de emergência via satélite é ativado ao pressionar e segurar os botões liga/desliga e volume ou pressionando rapidamente o botão liga/desliga cinco vezes. A interface orienta o usuário na melhor direção para apontar o iPhone para o melhor sinal. Uma vez conectado, abre uma interface de mensagens com provedores de serviços de emergência; ao mesmo tempo, o smartphone indica sua localização.

Recentemente, o recurso salvou um homem encalhado no Alasca.

Sistema de emergência via satélite do iPhone 14 salva homem encalhado no Alasca

Imagem: Shutterstock

Como funciona o sistema de emergência via satélite do iPhone 14

Para entender a oferta, é importante saber o básico de uma conexão móvel: basicamente, o “sinal” do seu celular vem por meio da conexão da antena do aparelho com torres de rádio próximas, instaladas pelas operadoras. Nas cidades grandes, essas torres são abundantes, por isso é difícil você ficar “fora do ar” em uma metrópole.

Por outro lado, locais remotos, como zonas rurais extremas ou cadeias de montanhas, são pobres na oferta de torres celulares, o que dificulta o aparelho encontrar serviço para conexão móvel. O efeito disso é evidente: não só você não se conecta à internet, mas não tem nem sinal para fazer ligações ou enviar mensagens de texto.

Conexão via satélite mostrada em uma imagem do iPhone 14

Imagem: Apple/Divulgação

Nisso, entra a conexão via satélite: o serviço se conecta não a uma torre, mas a um satélite na órbita da Terra. Evidentemente, trata-se de um serviço usado para emergência: resgate de acidentados, pessoas perdidas em zonas remotas ou destruição da rede tradicional – como acontece em furacões ou terremotos.

Com a conexão via satélite, a Apple elimina esse problema em casos de emergência: pessoas que viajam e se perdem nessas áreas, como o caso acima. Mas não é apenas uma questão de “se conectar a um satélite”. Uma desvantagem disso é que você tem que ter a antena diretamente apontada a um satélite para que a conexão se afirme.

No iOS 16 e o iPhone 14, a Apple implementou uma solução que permite a você “encontrar” um satélite próximo, mostrando na tela a direção para onde você deve apontar o celular. Imagine que você se perde em uma floresta afastada e fica sem sinal de torre no smartphone. O iPhone 14 poderá lhe apontar, por meio do acionamento desse modo via satélite, ao ponto de conexão mais próximo, facilitando o seu contato a serviços de emergência.

Isso foi possível por meio do uso de componentes e software feitos sob medida para levar o iPhone 14 à conexão via satélite. Com isso, o usuário pode enviar mensagens de texto até mesmo enquanto se move para área de segurança ou abrigo. Graças a um novo algoritmo de compressão, as mensagens têm tamanho reduzido, podendo ser enviadas em tempos entre 15 segundos e alguns minutos (conexões via satélite não priorizam velocidade). Obviamente, isso depende das condições do céu: tempo nublado ou chuvoso, por exemplo, tende a piorar essa condição.

Imagine este recurso, por exemplo, nas mãos de vítimas de terremotos ou furacões, que acabam isoladas e sem contato com familiares ou autoridades.

Imagem mostra como o iPhone 14 consegue fazer conexão via satélite e evitar momentos sem sinal do aparelho

Imagem: Apple/Divulgação

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress