Nesta segunda-feira (13), a Apple liberou uma atualização para o iOS (sistema do iPhone), que chega a sua versão 14.8. A atualização é considerada crítica e foi liberada para corrigir uma falha grave, que poderia deixar spywares serem instalados em aparelhos da empresa, como no iPhone, Apple Watch ou Mac.

A descoberta deste spyware, que foi batizado de Pegasus, foi feita por pesquisadores do Citzen Lab, empresa especializada em segurança cibernética. Algo alarmante nesta ameaça é que a mesma não dependia de cliques ou de qualquer ação do usuário para ser instalada.

Já após ter infectado um aparelho da Apple, o Pegasus tinha a capacidade de fazer tudo o que um usuário do iPhone pode fazer em seu celular, como por exemplo, acessar a sua câmera e o microfone.

Por sua vez, um pouco diferente de outros malwares mais focados no público em geral, o Pegasus estava sendo vendido pelo grupo NSO para alguns governos, como o de Israel. Uma das principais intenções, por exemplo, era poder espionar jornalistas, advogados e ativistas.

Apple investe em recursos anti-spyware para o iOS 15

Em entrevista concedida para o New York Times, a Apple também confirmou estar trabalhando em novos mecanismos de segurança para evitar ataques do mesmo tipo no futuro.

Assim como de costume com outras atualizações, o iOS 14.8 pode ser obtido e instalado através da central de “Ajustes” do sistema da Apple.

Via: Macrumors

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários