Sem muito alarde, a SpaceX abriu pré-encomendas do serviço de internet via satélite da Starlink para todo o mundo – inclusive no Brasil.
No dia 4 de fevereiro, o lançamento do Starlink-18 fez com que o projeto de Elon Musk ultrapassasse a marca de 1000 satélites em órbita para fornecer o serviço de banda larga para todo o mundo.
Aparentemente, está dando muito certo. Pouco mais de três meses depois de a SpaceX ter realizado o teste beta público da Starlink, o serviço já ultrapassou a marca de 10 mil usuários. E a proposta agora é crescer muito mais…
#SpaceX’s #Starlink Internet service is now available to “a limited number of users per coverage area”, as per the official website.
Those that are currently participating in the Starlink Beta program can place orders to acquire the service.https://t.co/aW9odvH09N pic.twitter.com/QHBob6mCrn
— Tyler Gray (@TylerG1998) February 9, 2021
SpaceX e Starlink pelo mundo
A implementação internacional da Starlink depende de um processo complexo e burocrático de aprovações regulatórias em cada país em que a SpaceX deseja operar. Em 2021, a empresa de Elon Musk conseguiu licenças para distribuir o serviço de internet da SpaceX nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
O mesmo trabalho para garantir as licenças está em andamento no México, Alemanha, Grécia, França, Austrália, Argentina, Chile, Áustria, Espanha, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Filipinas, Índia, Japão, África do Sul, Brasil e Colômbia.
It’s meant to be the same price in all countries. Only difference should be taxes & shipping.
— Elon Musk (@elonmusk) February 9, 2021
Preço e pré-encomenda no Brasil
Segundo Elon Musk, o objetivo da SpaceX é oferecer o serviço “pelo mesmo preço em todos os países”, com a única diferença sendo “impostos e frete”. Os usuários em potencial pagarão US$ 99 por mês (um pouco mais de 500 reais em conversão direta) por velocidades médias de download de 50 a 150 megabits por segundo e latência de 20 a 40ms. Além disso, há uma taxa de US$ 500 pelo próprio terminal do usuário. Cá entre nós, está bem caro!
No site oficial da Starlink já é possível fazer a pré-encomendas do serviço com um depósito reembolsável de 99 dólares. Nós do Blog do KaBuM! fizemos um teste e, para o pedido do serviço no Brasil, a promessa de disponibilidade e envio de terminal de usuário é “para o final de 2021”.