Inteligência artificial é a chave para o desenvolvimento de softwares
União entre IA e low-code de alta performance faz a dobradinha perfeita para a digitalização do agora, com um olhar para o futuroBy - Adeísa Romão, 4 janeiro 2023 às 18:30
A abordagem tradicional de desenvolvimento de software precisa mudar, e a utilização de inteligência artificial (IA), literalmente, economiza semanas e meses no processo de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade e a segurança de cada aplicativo. É como ter um conjunto de especialistas aprimorando e ampliando a experiência coletiva da equipe, detectando possíveis problemas e oferecendo soluções para o time de desenvolvimento, para que ele possa se concentrar na criação de soluções incríveis.
Esse sistema agregado a uma plataforma de low-code de alta performance é um excelente exemplo da agilidade de uma linguagem de programação visual, além de um poderoso mecanismo, que dá suporte para um desenvolvimento mais rápido e preciso em todas as etapas. Com isso, as equipes de TI podem otimizar com mais facilidade a arquitetura para desempenho, identificação e correção de erros de codificação relacionados à segurança, minimizando o débito técnico e o desperdício de tempo de desenvolvimento.
Inteligência artificial, low-code e segurança
A IA fornece assistência especializada para as áreas mais críticas do ciclo de vida do desenvolvimento de um software. O desenvolvimento assistido por IA prevê o que fazer a seguir, sugere a melhor opção e a adiciona ao código de um desenvolvedor, totalmente configurado e adaptado à lógica e ao contexto de negócios. Além disso, permite que os desenvolvedores usem linguagem natural para descrever dados complexos necessários para um aplicativo, e a IA integrada gerará automaticamente a consulta SQL adequada, economizando muito o tempo dos profissionais.
As aplicações desenvolvidas em uma plataforma low-code de alta performance amparada por um sistema de IA avançado costumam ser até mais seguras do que a maioria das convencionais, pois o código gerado pela ferramenta tem diversos pontos de segurança automáticos, que evoluem a cada nova versão, enquanto a tradicional precisa passar por constantes revisões em seus pontos de falha – o que acaba de vez com o estigma de que há vulnerabilidade e que os códigos ficam abertos, com fácil acesso. A segurança é algo primordial para o desenvolvimento de softwares e aplicações, e a união entre IA e low-code de alta performance faz a dobradinha perfeita para a digitalização do agora, com um olhar para o futuro.
—
Adeísa Romão é diretora comercial da OutSystems no Brasil. Profissional de TI com mais de 30 anos de experiência, sempre foi apaixonada e motivada pela maneira que a tecnologia interfere e contribui no cotidiano das pessoas. Formada na primeira turma de Ciências da Computação da Universidade de Taubaté e com MBA Executivo pelo Insper, trilhou sua carreira em diversos projetos relevantes com equipes multidisciplinares, contribuindo no resultado de grandes multinacionais do setor.
Comentários