Intel espera ter PCs com Wi-Fi 7 em 2024
Novo padrão do Wi-Fi, ainda sem especificação definida, pode levar conexões de até 5,8 Gbps a notebooks e desktopsBy - Cesar Schaeffer, 5 agosto 2022 às 10:49
A Intel revelou esta semana que os primeiros PCs (notebooks e desktops) compatíveis com Wi-Fi 7 – o novo padrão da tecnologia de transmissão sem fio – devem chegar já em 2024 (ou no início de 2025). O padrão de conectividade, também chamado 802.11be, pode oferecer conexões com o dobro da velocidade do Wi-Fi 6 e 6E, chegando a incríveis 5,8 Gbps (gigabits por segundo).
Além da alta velocidade de transferência, o Wi-Fi 7 também promete menos interferências ao trabalhar simultaneamente com três bandas de frequência: 2,4 GHz, 5 GHz e a mais recente 6 GHz.
Curioso é que apesar de alguns fabricantes já estarem trabalhando em produtos com o novo padrão, o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) pretende finalizar as especificações do Wi-Fi 7 só em 2024.
A evolução do Wi-Fi
Em março, a Qualcomm anunciou o primeiro produto para fabricantes com Wi-Fi 7. O padrão é uma excelente novidade para a velocidade de conexão e é muito aguardado pela indústria. O chipset Fast Connect 7800 é um produto que deve integrar equipamentos prontos para alta qualidade de conectividade de mídias.
Apresentado na Mobile World Congress 2022, em Barcelona, o produto é um chip de 14nm com os padrões Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.3. O chipset promete alta velocidade, baixa latência de conectividade de rede e melhoria de áudio de uma vez só.
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 7
Atualmente, o Wi-Fi 6 é o padrão presente em muitos roteadores; a velocidade de transferência é de até 9,6 Gbps (gigabits por segundo). Antes, o Wi-Fi 5 tinha limitação de 3,5 Gbps.
No Wi-Fi 7 o grande pulo será em relação à essa velocidade de transferência – throughput para os íntimos. Na próxima versão, será de aproximadamente 46 Gbps – ou seja quase 5 vezes mais rápido.
Claro, esses 46 gigabits por segundo representam um valor teórico; ainda assim, na prática, a velocidade de transmissão do Wi-Fi 7 deve ficar próxima dos 40 Gbps. isso significa que daria, por exemplo, para baixar os mais de 100 GB do Forza Horizon 5 em poucos segundos; lembrando, por Wi-Fi, não cabo. É bem rápido!
Outra evolução importante está relacionada ao número de canais e à largura de banda da nova versão do protocolo, que podem garantir uma troca mais rápida de dados entre vários dispositivos ao mesmo tempo.
O Wi-Fi da próxima geração também terá até 16 antenas para receber e transmitir dados – o dobro da versão atual (8). O que isso significa? Mais aparelhos conectados simultaneamente em alta velocidade e menos interrupções na conexão wireless.
Com informações: Korea IT News
Comentários