Confirmando rumores por meio de comunicado, a Intel anunciou uma atualização de marca (ou “rebranding”) de seus processadores, introduzindo agora a família “Intel Core Ultra” e abandonando de vez os sistemas antigos de nomenclatura “i3”, “i5” e similares. É a primeira mudança do tipo feita pela norte-americana em 15 anos.

Segundo a Intel, a ideia da linha “Core Ultra” é facilitar o entendimento dos produtos e suas respectivas capacidades junto ao público. Uma das reclamações dos consumidores mais leigos é justamente a dificuldade em entender, por exemplo, como um processador i3 pode ser mais forte que um i5, por exemplo – o que leva a uma explicação contextual que nem todo mundo quer abordar.

Imagem mostra etiqueta da linha Intel Core Ultra

Imagem: Intel/Divulgação

“Nosso roadmap de clientes demonstra como a Intel está priorizando a inovação e a liderança tecnológica com produtos como o Meteor Lake, focado em eficiência energética e IA em escala. Para nos alinharmos melhor com nossas estratégias de produtos, estamos introduzindo uma estrutura de marca que ajudará os compradores de PCs a diferenciar melhor o melhor de nossa tecnologia mais recente e nossas ofertas convencionais.” – Caitlin Anderson, vice-presidente e gerente geral de vendas do Intel Client Computing Group (CCG)

Essencialmente, os processadores da empresa agora assumem a nomenclatura “Intel Core Ultra #” onde “#” é um número correspondente ao modelo (que segue sendo 3, 5, 7 ou 9). A mudança ainda separa as ofertas da empresa em duas linhas: uma de entrada (Intel Core) e uma de alta performance (a que tem o “Ultra” – esta, aliás, começa em 5 e vai até o 9).

A medida vem perto do potencial anúncio da próxima geração de processadores da empresa, agora dentro da arquitetura Meteor Lake. Ainda não há uma data final a ser divulgada para o lançamento, mas rumores (via DigitalTrends) estimam que a nova linha deve chegar em outubro deste ano, com uma diferença notável: a Intel deve introduzir a linha – agora, “Core Ultra”, em um notebook, fugindo do seu histórico longevo de apresentar novos produtos em desktops.

O motivo para isso ainda não é claro, e a Intel certamente não comentou as informações especuladas, então só nos resta esperar.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários