No início do ano, na CES 2022, a Intel lançou a primeira linha dos processadores Alder Lake de 12ª geração, mas apenas chips da “série H” – para notebooks mais poderosos e que consomem mais energia. Agora surgem os novos modelos Alder Lake das séries “P” e “U”, desenvolvidos para turbinar notebooks mais finos, mais leves, mais baratos e que consomem menos energia.

Intel Alder Lake

Imagem: Intel Corporation

Assim como os primeiros chips da família, os novos processadores também têm muito mais núcleos que os modelos de 11ª geração de 2020; mais do que isso, contam também com arquitetura híbrida que combina núcleos de desempenho e eficiência para maximizar a energia e a vida útil da bateria.

Segundo a Intel, os chips Alder Lake de 12ª geração séries “P” e “U” prometem performance multi-thread até 70% superior em relação ao hardware da geração anterior – e também contra a concorrência (leia AMD).

CPUs Alder Lake série H

Imagem: Reprodução/Intel

Se não bastasse, a empresa diz bater os chips M1 e M1 Pro da Apple em benchmarks e também o AMD Ryzen R7 5800U em tarefas como navegação na web e edição de fotos. Mas isso é o que diz a Intel, testes independentes devem confirmar (ou não) tamanho potencial quando os processadores chegarem no mês que vem.

Os chips da série “P” consomem menos energia do que os da série “H”, mas são semelhantes em diversos aspectos, incluindo a quantidade de núcleos: o Core i7-1280P de primeira linha tem os mesmos 14 núcleos assim como os principais modelos i9 e i7 na linha da série H, porém, claro, com velocidades de clock e desempenho mais baixos.

Os modelos da série “U” têm menos núcleos do que os da série “P”. A contagem total de núcleos (entre 6 e 10) dependerá de quantos núcleos eficientes cada modelo possui.

Outras novidades da linha Alder Lake de 12ª geração

Os novos chips séries “P” e “U” também apresentam GPUs Iris Xe integradas da Intel. Há ainda suporte para uma variedade de padrões de notebooks mais modernos, incluindo Wi-Fi 6E, Thunderbolt 4 e PCIe 4.0.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários