Instagram planeja trazer NFTs para sua plataforma
NFTs colecionáveis e leilões para criados estão nos planos do Instagram para o metaversoBy - Renata Aquino, 21 dezembro 2021 às 13:49
O Instagram se somará à Meta na sua busca de mergulhar no metaverso, começando com trazer NFTs para bilhões de usuários. NFTs são itens digitais autenticados em blockchain (tokens não-fungíveis).
A ideia é incorporar os tokens na rede social, principalmente para os dois bilhões de usuários da rede. A Meta (ex-Facebook), empresa dona do Instagram, já investe pesadamente no metaverso.
NFTs como colecionáveis do metaverso
Para o CEO da empresa, Adam Mosseri, há funcionalidades no aplicativo que são destinadas a serem usadas com os tokens. Além de serem populares como arte ou colecionáveis, os NFTs podem ainda ser chaves para o metaverso, pois podem autenticar a posse de um item digital no ambiente virtual.
Em um story no dia 18 de dezembro, Mosseri afirmou que a empresa está explorando NFTs e como torná-los mais acessíveis para uma audiência mais ampla, mas ainda não tinha anúncios a fazer, afirmou o TechTimes.
O NFT é um ambiente interessante para experimentar em que pessoas podem mostrar conteúdo e ganhar algo, para Mosseri. Ao mesmo tempo, pode ser uma maneira de ajudar os criadores a mostrarem sua arte e conseguirem ganhar a vida desse modo.
Em 2021, o mercado de NFTs chegou a US$ 26 bilhões, movido principalmente pelo esforço de marcas grandes como Nike e Adidas para lançar seus NFTs próprios.
Instagram trabalha com NFTs já há seis meses
Em junho, o desenvolvedor e “leaker” (quem vaza novidades) Alessandro Paluzzi compartilhou screenshots dos planos do Instagram relacionados a NFTs. Os posts na rede podem vir a ter uma etiqueta “colecionável” para identificar NFTs que pertencem a um usuário em uma seção separada.
#Instagram is working on Collectibles ? pic.twitter.com/OQLFaWSAid
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) June 21, 2021
Além disso, foi compartilhada uma nova funcionalidade mostrando que usuários do Instagram poderiam fazer lances diretamente no aplicativo. Está previsto ainda que o Instagram venha a integrar carteiras digitais como MetaMask e CoinBase, além da carteira do Facebook, Novi.
Em posts anteriores, Paluzzi revelou atualizações inéditas posteriormente confirmadas pelo Instagram, incluindo a possibilidade de deixar que criadores acessem informações mais detalhadas e testem pagamentos pelo Reels.
Comentários