Está marcada para esta segunda (6) o depoimento do CEO da rede social Instagram, Adam Mosseri, ao Senado americano. Ele deve participar de um painel de um subcomitê de proteção ao consumidor com foco no bem-estar de crianças para explicar sobre os efeitos nocivos da rede social em jovens.

O motivo do convite, feito pelo senador democrata e presidente do subcomitê da Comissão Richard Blumenthal, parte de uma acusação informal sobre a atuação da rede social para segmentar conteúdos que causassem mal-estar a usuários jovens.

Além disso, um vazamento de documentos internos da companhia agravou a situação. Nele, equipes de design de produto do Instagram pesquisavam por meios para aumentar a frequência e a duração do envolvimento” de crianças e adolescentes no Instagram“.

Nesta segunda, o congressista deve insistir para que a plataforma libere acesso ao algoritmo de recomendação utilizado, para que especialistas o analisem como a empresa impulsiona conteúdo nocivo.

Instagram: CEO depõe nesta segunda sobre danos da rede social a jovens

Foto: Cristian Dina/Pexels

 

Tapando o sol com a peneira

Em uma tentativa para acalmar os ânimos dos legisladores, no mês passado, Nick Clegg, vice-presidente para assuntos globais da Meta, proprietária do Facebook, anunciou que a rede social deve adicionar um recurso para jovens “darem um tempo” na rede social.

Os usuários que ativarem a ferramenta vão receber uma notificação para controlar o uso da rede social e para deixar de receber conteúdos que foram escolhidos como de interesse, mas que possam causar mal-estar.

Via Exame

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários