iFood sofre ataque e nomes de restaurantes são alterados
No entanto, segundo o iFood, nenhum dos dados dos restaurantes, consumidores e entregadores foram comprometidosBy - Luiz Nogueira, 3 novembro 2021 às 8:55
Na noite da última terça-feira (2), uma aparente falha de segurança atingiu a plataforma do iFood. Alguns usuários começaram a relatar que os nomes de alguns restaurantes foram substituídos por mensagens políticas e de cunho antivacina.
Nas redes sociais, os utilizadores do serviço ficaram preocupados que o aplicativo pudesse ter sido hackeado e começaram uma campanha para que todos removessem seus cartões e qualquer outra informação pessoal presente por lá.
No entanto, o que chocou foram as brincadeiras feitas com o nome de Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018, e afirmações falsas de que “Vacinas Matam” – além de frases, como “Bolsonaro 2022” e “Lula Ladrão”.
Apesar da preocupação dos usuários, ao que parece, apenas os nomes dos estabelecimentos foram afetados. Nenhum outro sistema ou até mesmo o cardápio dos locais foi comprometido.
Em nota, o iFood revela que cerca de 6% dos estabelecimentos da plataforma foram atingidos. Além disso, a empresa tranquiliza seus clientes ao afirmar que tomou “as medidas imediatas e necessárias para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores”.
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A plataforma também revela que não encontrou “qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito”.
Além disso, o iFood reitera que “os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito”.
Por fim, o problema teve como causa o acesso de um funcionário. Como explica a plataforma, “o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, o que o fez de forma indevida. O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo reestabelecidos”.
Fonte: iFood
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