A IA generativa pode chegar ao Microsoft Paint
Rumor indica que editor de imagens do Windows 11 deve receber função texto-para-imagem assim como o MidjourneyBy - Rafael Arbulu, 23 agosto 2023 às 15:49
A parceria entre a Microsoft e a OpenAI parece estar tomando rumos mais firmes, já que um novo rumor indica que a dona do Windows 11 está prestes a implementar funções “texto-para-imagem” no Microsoft Paint, o seu editor de imagens, bem como algumas outras aplicações do sistema operacional.
“Texto-para-imagem”, você deve lembrar, é o rótulo oferecido a aplicações de inteligência artificial (IA) generativa capazes de pegar um comando textual e transformá-lo em uma imagem. O mais famoso do tipo possivelmente é o Midjourney, mas a OpenAI também tem o seu próprio, chamado “DALL-E”.
A informação vem de fontes ouvidas pelo Windows Central – vale citar, elas pediram pelo anonimato por estarem próximas ao projeto e não terem a necessária permissão para tratar do assunto publicamente. Elas, no entanto, sugerem que o Microsoft Paint seja apenas o primeiro passo, e que a empresa liderada por Satya Nadella também estude levar tais capacidades à Ferramenta de Recorte e Captura (Snipping Tool) e ao visualizador de imagens convenientemente chamado de Fotos.
O mais interessante do rumor é que cada aplicação deverá ter uma capacidade distinta: no caso do “Fotos”, por exemplo, a ideia é que a IA generativa possa identificar os sujeitos (elementos) de uma foto, removê-los e copiá-los de forma isolada para a criação de novas composições – igual ao que já é feito com o iPhone ou smartphones como o Galaxy S23.
Já na Ferramenta de Captura, tudo indica que a Microsoft vá implementar a capacidade de identificação de objetos textuais em um “print” (captura de imagem) para facilitar a cópia para a Área de Transferência.
É importante ressaltar, no entanto, que algumas dessas funções podem exigir a presença de hardware dedicado, como unidades de processamento neural ou de visão.
Evidentemente, tudo não passa de especulação no presente momento, mas dado o volume de sucesso que a Microsoft vem se gabando com o “BingGPT”, é de se esperar que a inteligência artificial generativa se torne mais e mais presente nos sistemas da empresa. Ela, no entanto, não comentou nada em caráter oficial.
Comentários