A tecnologia possui inúmeros benefícios para a sociedade, mas não se pode esquecer também de seus pontos negativos. Um “bom” exemplo desses malefícios foi o americano Wilfred Gonzalez, de 27 anos, que foi preso pela polícia dos EUA após usar um Apple AirTag para perseguir o veículo de uma vítima.

O dispositivo — comumente usado para localizar, mochilas, chaves, smartphones e outros objetos perdidos — foi encontrado pela polícia de Waterbury (Connecticut) em um chamado de “relato de disputa doméstica”. Na ocasião, o investigador descobriu que Gonzalez havia colocado um AirTag no veículo da vítima.

Restou às autoridades prender o americano no último dia 30, acusado de perseguição de primeiro grau, violação de uma ordem de proteção e contravenção à paz. Embora ele tenha sido libertado após pagar uma fiança de US$ 10.000, terá de reaparecer no tribunal no dia 30 de março.

AirTag: uma faca de dois gumes

Anunciado no início de 2021 pela Apple, o dispositivo AirTag surgiu como uma solução para os mais esquecidos. Afinal de contas, o seu tamanho portátil — similar ao de um chaveiro — criou a possibilidade de encontrar uma série de dispositivos a partir do smartphone (Android ou iOS). Em termos, uma ótima notícia.

O problema é que o acessório tem sido usado por inúmeros ladrões, já que pode facilitar o rastreio de carros de luxo. O Canadá, por exemplo, informou que os malfeitores descobriram novas maneiras para utilizar a AirTag em seus crimes e tem reportado diversos roubos de veículos a partir do aparelho.

A Apple até chegou a incorporar funções antirrastreio desde a atualização 14.5 do iOS. Nos iPhones, uma notificação é exibida para alertar que o dispositivo está sendo usado para rastreio. O problema é que smartphones Android não contam com esse aviso, o que dificulta esse reconhecimento.

Resta saber se a empresa da maçã vai adotar alguma outra medida para inibir que os dispositivos de localização sejam usados para roubos de carros ou outros tipos de perseguição. Até o momento, as ações empregadas parecem não ter surtido efeito.

Via: GizChina

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários