Hipstamatic, rede social “anti-Instagram” para iPhone, está de volta
Lançado em 2009, Hipstamatic permite uso de filtros analógicos em imagens e quer aproveitar frustração dos usuários da rede da MetaBy - Rafael Arbulu, 22 março 2023 às 15:24
Em meados de 2009, o iOS ganhou um competidor para o Instagram, chamado Hipstamatic. Mas isso era naquela época e agora…bom, o Hipstamatic está aqui, não “de volta” (ele nunca “morreu” de fato), mas se aproveitando da crescente frustração dos internautas com a rede social da Meta, ao melhor jeito “oi, sumida” que uma rede social pode ser.
Para quem não o conhece, o Hipstamatic era um app exclusivo de smartphones iOS que permitia, entre outras coisas, tirar fotografias com o uso de filtros que davam às imagens uma aparência analógica, como se os registros tivessem sido batidos com uma máquina fotográfica antiga.
De lá para cá, o Hipstamatic caiu em popularidade e vinha lançando spin offs dele próprio. Agora, no entanto, ele volta com sua marca principal no intuito de se oferecer como uma opção viável e menos bagunçada que o Instagram, que vem já há alguns anos fugindo da concepção de “rede para compartilhar imagens” e se concentrando na promoção do Reels, a resposta da Meta ao TikTok e seus vídeos de curta duração.
A situação não é sem precedentes: como argumenta o TechCrunch, ao mudar seu foco para o Reels, o Instagram vem forçando usuários a seguirem criadores de conteúdo e marcas, alimentar o algoritmo com anúncios direcionados e obrigar você a ver conteúdos que não necessariamente você queira. A situação é tão indigesta que até a família Kardashian – que ganha muito dinheiro com o Instagram – criticou o app.
Paralelamente, o Hipstamatic se relançou com uma proposta simples: acompanhe seus amigos e o que eles – e apenas eles – compartilham.
O que isso significa em termos práticos? Bom, o Hipstamatic não tem publicidade, para começar. Não é fã de números grandes de “seguidores” e “seguindo”? O app limita a 99 pessoas para você seguir, no máximo. E dessas, apenas nove podem virar “amigos próximos” para os posts mais privados.
Ah, e zero vídeos. O cofundador da Hipstamatic LLC, a empresa por trás da aplicação, respondeu com “Absolutamente nunca!”, quando questionado se o app homônimo teria qualquer recurso em vídeo.
No que tange aos filtros, o Hipstamatic disse que as centenas disponíveis no app não são designados para “polir” fotos, mas sim para torná-las mais criativas. Ou seja, o aplicativo usará reconhecimento e mapeamento facial com base em inteligência artificial para anexar um filtro bem inventivo ao seu rosto, fazendo coisas como dar à imagem uma apresentação similar às fotografias da década de 1980 ou coisas do gênero.
Em uma era onde estamos passando por um ressurgimento de tecnologias consideradas “retrô” – desde fones de ouvido cabeados até reprodução musical em discos de vinil – um app de fotos que se proponha apenas a compartilhar fotos pode ser bem o que você espera caso queira se desvencilhar de algoritmos, anúncios e campanhas forçadas de redes sociais.
Infelizmente para usuários do Android, o Hipstamatic pretende manter a sua exclusividade ao ser disponibilizado apenas para iPhones. Mais ainda, a empresa disse que ele “não irá, nunca” para o sistema operacional do Google.
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