Se você resolveu desligar a internet ao longo da última semana, talvez tenha perdido o bonde quando falamos que o hacker que vazou Grand Theft Auto VI (GTA VI) e invadiu os servidores da Uber foi preso, na última sexta-feira (23). Ou não foi. A questão é mais complicada do que aparenta.

O que é confirmado é que “um” hacker foi preso. E sim, esse hacker tem 17 anos. Mas até agora, nenhuma autoridade envolvida na prisão confirmou (ou negou) o envolvimento do adolescente em qualquer um dos dois crimes. Ainda assim, as poucas informações divulgadas até agora dão a entender que se trata da mesma pessoa – ao mesmo tempo em que mantém uma “negação plausível” caso, futuramente, essa identidade não corresponda aos crimes citados.

Montagem coloca uma montagem do logo de GTA VI e da Uber. Ambas as empresas podem ter sido atacadas pelo mesmo hacker

Imagem: Rockstar/Tingey Injury/Unsplash/Reprodução

Retomando do começo: um hacker que teria entre 16 e 18 anos teria ligações com o coletivo conhecido como “LAPSUS$”, que costumeiramente organiza seus ataques cibernéticos via Telegram. Neste canal fechado, um dos membros vinha se gabando de ter roubado o código-fonte de GTA V e GTA VI, além de liberar cerca de 90 dias de uma versão bem crua do próximo jogo da franquia da Rockstar Games.

Paralelamente, o mesmo grupo foi implicado em uma invasão à Uber que, segundo a empresa, teria vindo do mesmo adolescente.

O que se sabe até agora: um hacker foi a juízo em Londres no último sábado, para ouvir das autoridades as acusações que lhes cabiam – especificamente, duas violações de condicional e duas acusações de mau uso de sistemas computadorizados. A questão da condicional é que jogou uma novidade: o hacker preso confirmadamente atacou a Microsoft e a Samsung no começo deste ano – algo até então não relacionado às invasões mais recentes.

As premissas adicionam à suspeita de que se trata da mesma pessoa, considerando que o próprio preso se gabou, em vários fóruns, de ser o autor de ambos os ataques – Rockstar e Uber. No último semestre, outras atribuições lhe foram dadas em outros episódios de cibercrimes. O hacker recentemente capturado mora em uma casa em Oxford, de onde, segundo a Bloomberg disse em março, suspeitava-se que os ataques teriam surgido.

A prisão de sexta-feira ocorreu em Oxfordshire – o condado onde fica Oxford.

Até o presente momento, as informações vêm sendo mantidas em segredo: no Reino Unido, a idade mínima para maioridade é de 18 anos – um ano após a atual idade do hacker capturado. Isso, atrelado ao fato de que é incomum referir-se a culpados de um crime antes que o julgamento tenha transitado, contribuem para a preservação da identidade do suspeito – e de confirmações subsequentes.

Por ora, não se sabe ainda qual será a possível pena nem mesmo novas datas de compromissos judiciais.

via The Verge | Eurogamer | Bloomberg

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários