Guerra na Ucrânia destrói museu histórico de computadores
Acervo particular Club 8-bit contava com mais de 500 peças da história do computador colecionadas há 15 anosBy - Cesar Schaeffer, 28 março 2022 às 17:08
A perda não se compara às vidas tiradas na guerra; ainda assim, recentemente, em uma ofensiva russa à cidade de Mariupol, os ataques apagaram parte da história. O Club 8-bit, um museu de informática da Ucrânia, foi destruído.
“A guerra destruiu não apenas casas e tirou a vida de centenas de milhares de moradores de Mariupol, como também apaga a história e o patrimônio de diferentes esferas da vida”, diz o site do Club 8-bit.
No Facebook, o proprietário da coleção, Dmitry Cherepanov, disse que o Club 8-bit não existe mais. “Tudo o que resta do acervo que coleciono há 15 anos são apenas fragmentos de memórias na página do FB, site e rádio do museu”, lamentou o ucraniano.
Unfortunately it's true. Dmitry and I met personally in his museum a few years ago. It was really good collection. But now Dmitry is in the safe place. This is most important thing in the current situation. Слава Україні.
— Software & Computer Museum (@sncmuseum) March 24, 2022
Um museu em cinzas
A coleção do ucraniano inclui mais de 500 peças da história do computador – alguns itens são da década de 50. Cherepanov levou mais de uma década para coletar e restaurar muitos dos PCs em exibição.
Em 2018, o Gizmodo visitou o Club 8-bit e classificou como “uma das maiores e mais legais coleções” de computadores da era soviética.
Comentários