A perda não se compara às vidas tiradas na guerra; ainda assim, recentemente, em uma ofensiva russa à cidade de Mariupol, os ataques apagaram parte da história. O Club 8-bit, um museu de informática da Ucrânia, foi destruído.

“A guerra destruiu não apenas casas e tirou a vida de centenas de milhares de moradores de Mariupol, como também apaga a história e o patrimônio de diferentes esferas da vida”, diz o site do Club 8-bit.

No Facebook, o proprietário da coleção, Dmitry Cherepanov, disse que o Club 8-bit não existe mais. “Tudo o que resta do acervo que coleciono há 15 anos são apenas fragmentos de memórias na página do FB, site e rádio do museu”, lamentou o ucraniano.

Um museu em cinzas

A coleção do ucraniano inclui mais de 500 peças da história do computador – alguns itens são da década de 50. Cherepanov levou mais de uma década para coletar e restaurar muitos dos PCs em exibição.

Em 2018, o Gizmodo visitou o Club 8-bit e classificou como “uma das maiores e mais legais coleções” de computadores da era soviética.