O fato de a Intel ter retirado a data de lançamento das GPUs Arc em seu site já sugeria um clima de adiamento. Agora, fontes a par da situação afirmaram que um lançamento mais amplo das placas de vídeo da big tech deve ser empurrado para o segundo trimestre deste ano.

As informações vêm do canal Moore’s Law Is Dead do YouTube, conhecido por antecipar diversos lançamentos e novidades no mundo de hardwares e games. É certo que o youtuber não chegou a revelar a identidade de nenhuma das fontes, mas segundo ele, são “extremamente confiáveis”.

GPUs Arc podem ficar para o 2º trimestre

Com base nas fontes, existe uma unanimidade de que as futuras GPUs da Intel para desktop devem ser adiadas para alguma data entre abril e junho. A “boa” notícia é que algumas versões de entrada da Arc Alchemist podem dar as caras ainda neste primeiro trimestre, mas seriam apenas modelos para laptops.

O grande lançamento parece improvável de acontecer antes de abril. Alguns mencionaram que as GPUs podem aparecer na convenção de jogos PAX East, que acontecerá de 21 a 24 de abril. Já outros acreditam que o lançamento acontecerá em outro evento gamer, talvez mais próximo de junho.

[–quebra–]

Além disso, as fontes parecem certas de que os modelos de ponta das placas Arc Alchemist vão chegar somente após o lançamento da linha de entrada. Se é que serve de consolo, o canal afirma que as versões mais básicas terão ótimo custo-benefício, com valores bem mais baixos que os modelos de entrada da Nvidia.

Informações se alinham a sinais de adiamento

Importante ressaltar que a Intel ainda não se pronunciou a respeito de uma data mais assertiva. Ainda assim, as informações se alinham aos sinais de adiamento. Vale lembrar, por exemplo, que a big tech recentemente retirou a data “primeiro trimestre” de seu site, resumindo o lançamento apenas para “2022”.

Site da Intel
Imagem: Reprodução/VideoCardz

Fato é que, adiando ou não, a Intel terá um grande desafio pela frente. A marca já deixou claro que quer acirrar a disputa no mercado de GPUs dominado por Nvidia e AMD. E neste meio-tempo, ambas as fabricantes podem lançar novas placas, como Radeon RX 6X50XT e RTX 3070 Ti com 16 GB, por exemplo.

Resta saber se a nova linha Arc vai ter potencial para brigar por um espaço neste mercado. Se a resposta for sim, pode ser que até mesmo os gamers possam “perdoar” possíveis atrasos.

Via: Digital Trends