Início Softwares Google inicia transição do Hangouts para o Google Chat

Google inicia transição do Hangouts para o Google Chat

Segundo reports de usuários, big tech começou a desativar contras gratuitas do Hangouts para incentivar a migração do serviço de mensagens

No ano passado, o Google havia anunciado que o Hangouts seria substituído pelo Google Chat em 2021. Embora a migração completa deva acontecer até o fim do ano, a big tech parece já ter iniciado o processo de transição dos apps, desconectando usuários e emitindo avisos para contas gratuitas.

Segundo o portal 9to5Google, alguns usuários gratuitos das versões para Android e iOS do app reportaram um banner azul com a mensagem “o Hangouts está sendo substituído pelo Google Chat” no topo da tela. O comunicado reforça que as conversas do ano passado já estão disponíveis no Google Chat e que as demais mensagens ficarão disponíveis posteriormente.

Mensagem do Hangouts em dispositivos mobile
Mensagem em dispositivos mobile alerta sobre migração para o Google Chat. Reprodução: 9to5Google

Em “Saiba mais”, o usuário será redirecionado para uma página contendo um documento de suporte do novo app de conversas. Mas caso o indivíduo toque em “Mudar para o chat no Gmail”, os usuários serão automaticamente desconectados do Hangouts e não poderão receber notificações ou enviar novas mensagens pelo aplicativo.

A boa notícia — principalmente para quem escolheu a opção “sem querer” — é que mesmo quem optou por mudar para o chat no Gmail poderá usar o Hangouts (pelo menos por enquanto). Para isso, será preciso readicionar o cliente do app na conta Gmail após abrir o aplicativo no dispositivo móvel.

Versão web do Hangouts

Um aviso semelhante tem sido exibido para usuários que realizaram o acesso da versão web do Hangouts no desktop. “É hora de mudar para o Google Chat”, comunica o informe, reforçando que o serviço clássico será descontinuado em breve.

Comunicado de migração exibido na versão desktop do Hangouts
Informe semelhante tem sido exibido para usuários da versão desktop do Hangouts. Reprodução: 9to5Google

Embora o Google já tenha iniciado o processo de migração, não há uma data exata para o encerramento das contas gratuitas do Hangouts. Já para as contas empresariais, a transição deverá ser concluída somente no fim do ano, quando o Google Chat efetivamente substituirá o serviço de mensagens clássico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES