Play Store: Google renova políticas para anúncios intrusivos, VPNs e outros temas
Direcionada a desenvolvedores, mudança de diretrizes da Play Store trará benefícios para experiência e privacidade dos usuáriosBy - Igor Shimabukuro, 29 julho 2022 às 12:08
A Play Store está prestes a mudar. Na última quarta-feira (27), o Google anunciou uma série de mudanças para melhorar o ambiente de sua loja de aplicativos. Em documento direcionado a desenvolvedores, a big tech divulgou novas políticas, atualização de regras antigas e novos esclarecimentos sobre algumas normas.
As novas políticas visam eliminar jogos e ferramentas com anúncios intrusivos, combater a desinformação e evitar permissões que violem a privacidade do usuário. Segundo a companhia, apps novos e atuais terão um prazo de 30 dias a partir do dia 27 de julho — salvo indicação em contrário — para obedecer às mudanças.
Confira abaixo um resumão das novas políticas da Play Store e quando cada uma delas entrará em vigor.
Novas políticas da Play Store
- Desinformação relacionada à saúde (31 de agosto de 2022): não serão permitidos na Play Store apps que tenham declarações enganosas relacionadas à saúde, que contradigam o consenso médico atual ou que possam prejudicar usuários.
- Falsificação de identidade (31 de agosto de 2022): não serão permitidos aplicativos que se passem por outra pessoa (dev, empresa, entidade) ou que insinuem relações/autorizações com outras marcas sem que haja, de fato, uma parceria.
- Melhores experiências de anúncios (30 de setembro): a nova política proibirá anúncios intersticiais inesperados, incluindo casos de ads em tela cheia que só podem ser fechados após 15 segundos e propagandas exibidas antes da tela de apresentação ou no início de uma fase/segmento de conteúdo.
- Gerenciamento, cancelamento e reembolso de assinaturas (30 de setembro): desenvolvedores que oferecerem assinaturas em apps alocados na Play Store deverão divulgar claramente como usuários podem gerenciar ou cancelar os planos, bem como incluir métodos on-line fáceis para realizar o cancelamento.
- Programa de SDKs de anúncios autocertificados para famílias (1º de novembro): veiculações de anúncios no app exigirão a fornecedores de SDKs versões autocertificadas em conformidade com as políticas da Play Store e com o público-alvo descrito.
- Requisitos relacionados à FLAG_SECURE (1º de novembro de 2022): aplicativos deverão respeitar a declaração FLAG_SECURE de outros apps e não poderão facilitar ou criar alternativas para capturar telas, cujas reproduções que precisam ser limitadas a uma plataforma segura durante o uso do app.
- Serviço VPN (1º de novembro de 2022): adição de requisitos à política de permissões para a classe VPNService e acréscimo de orientações sobre os requisitos de uso.
- Anúncios e monetização (1º de novembro de 2022): novo conjunto de requisitos para coibir monetizações agressivas, publicidade que interferem o uso normal de apps, ads que fazem uso de táticas chocantes ou de manupulação, bem como vários posicionamentos de anúncios em uma mesma página.
- Stalkerware (1º de novembro de 2022): atualização das orientações de stalkerware para que todos os apps de monitoramento legítimos sejam sinalizados com “IsMonitoringTool” e exigência para que funções de monitoramento ou rastreamento estejam na descrição da Play Store.
- Permissão de alarme exato (31 de julho de 2023): adição de um requisito de permissão restrita para a API Exact Alarm para que apps declarem a permissão somente se o recurso principal deles exigir um alarme exato.
Além das mudanças nas políticas, o Google também divulgou novos esclarecimentos sobre conteúdo prejudicial a crianças, requisitos de políticas a famílias, conteúdo e serviços relacionados à saúde, atividades ilícitas, declarações enganosas, anúncios inadequados e outros temas.
Mais informações podem ser acessadas por meio deste link.
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