Ao que parece, não é só a Apple que está trabalhando secretamente em um dispositivo de realidade aumentada. De acordo com fontes ouvidas pelo portal gringo The Verge, o gigante de buscas Google também estaria desenvolvendo um headset AR, apelidado de Project Iris, que pode ser lançado em 2024.
Pouco se sabe sobre o projeto, mas informações indicam que o dispositivo usará um processador personalizado do Google — embora uma versão do Android também seja considerada — e câmeras de rastreamento. O produto também pode apresentar renderização baseada em nuvem para superar as limitações de processamento de um headset.
Ainda segundo as fontes, o Project Iris conta com um plantel “de peso”. A lista de envolvidos incluiria Clay Bavor, gerente do Project Starline (também previsto para 2024); o criador do Google Assistant, Scott Huffman; o gerente do ARCore, Shahram Izadi; e o ex-líder de desenvolvimento interno de sistemas operacionais da Meta, Mark Lucovsky.
Há especulações de que a divisão Pixel da big tech de Sundar Pichai também esteja envolvida em alguma etapa de hardware do projeto.
[–quebra–]
Google de olho no metaverso?
Em outubro do ano passado, Pichai já havia sugerido que a realidade aumentada era uma das “principais áreas de investimento” da empresa. Curiosamente, a declaração foi feita na mesma época em que o Facebook mudou seu nome para Meta, em virtude do seu novo foco em prol do famigerado metaverso.
Por falar na empresa de Mark Zuckeberg, a Meta não esconde que deseja lançar um novo hardware de AR para impulsionar o metaverso. E com todo o hype em cima da tecnologia, não seria loucura pensar que o Google também esteja se preparando para surfar nessa onda do mundo virtual.
Infelizmente, o Project Iris é encarado como algo “altamente secreto” e pode ser realmente difícil descobrir alguma informação mais detalhada do dispositivo. Mas como a esperança é a última que morre, resta esperar que, até 2024, futuros vazamentos tragam mais detalhes sobre o headset.
Via: Engadget