A partir de 1º de novembro, a Google Play não permitirá mais que usuários baixem aplicativos que estejam desatualizados.

Dessa forma, “aplicativos existentes que não alcançam um nível de API dentro dos dois anos contados da última versão principal do Android não estarão mais disponíveis para busca ou instalação para novos usuários com dispositivos que rodam versões do Android superiores ao nível de API de destino dos aplicativos. À medida que novas versões do sistema operacional forem lançadas no futuro, a janela de requisitos será ajustada de acordo”, explicou a empresa via blog post.

A “API de destino”, no caso, se refere à API da versão mais antiga suportada. Ou seja, é o limite aceitável dentro dos requisitos de segurança e funcionalidade que a Google exige para que o app possa ser distribuído dentro da sua loja de apps.

Esse tipo de norma é algo que a Apple, por exemplo, já faz há algum tempo, forçando o funcionamento de apps que possam ser suportados apenas pelos aparelhos e sistemas mais recentes da empresa e, agora, a Google passará a fazer o mesmo para Android.

O objetivo, de acordo com a empresa, é trazer maior segurança, garantindo que as aplicações desenvolvidas por terceiros possam acompanhar as evoluções que a empresa propõe para seus dispositivos e ecossistema.

No entanto, isso também pode fazer com que muitos aplicativos antigos se tornem mais difíceis ou impossíveis de serem acessados.

Via: XDA Developers

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários