Google pode permitir comerciais de plataformas de anúncios rivais no YouTube
A decisão do Google pode ter sido tomada para evitar investigações de práticas antitruste da Comissão EuropeiaBy - Luiz Nogueira, 14 junho 2022 às 11:02
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Muitas pessoas que acessam o YouTube devem estar acostumados com os anúncios exibidos pela plataforma. Parece que agora, as coisas devem mudar e mais propagandas vão aparecer.
Isso porque, segundo a Reuters, o Google pode passar a permitir que outros intermediários de publicidade exibam anúncios no YouTube. A mudança seria uma alteração direta nas diretrizes atuais da plataforma, que exigem a utilização do Ad Manager para que os anúncios sejam exibidos.
Por conta dessa exigência, em 2021, a Comissão Europeia abriu uma investigação para verificar se a tecnologia da Gigante das Buscas violou alguma lei antitruste. Isso porque as autoridades temiam que a plataforma pudesse restringir anúncios de rivais no YouTube.
Prédio do Google em Varsóvia – (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)
A investigação gira em torno de um possível favorecimento por parte do Google no espaço de publicidade digital ao limitar os dados que os anunciantes e plataformas de anúncios rivais podem acessar.
Solução do Google
Agora, com essa concessão, o Google pode evitar uma multa de 10% sobre seu faturamento global – o que seria um valor bastante alto, já que estima-se que a Alphabet, dona da Gigante das Buscas, tenha faturado US$ 257 bilhões em 2021.
Junto da Comissão Europeia, a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido também analisa as práticas da empresa.
Em nota ao Engadget, um porta-voz da companhia disse que a empresa está se “envolvendo de forma construtiva com a Comissão Europeia. Não temos mais nada a compartilhar nesse estágio”.
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