Google deve pagar mais de 300 veículos de comunicação por uso de notícias
Decisão imposta pela União Europeia há três anos exige que Google e outras plataformas online paguem também artistas e autores pelo uso dos direitos autoraisBy - Luiz Nogueira, 11 maio 2022 às 9:02
O Google assinou um acordo com a União Europeia para que mais de 300 editores de notícias na Alemanha, França e mais quatro países sejam pagos por suas notícias. A novidade chega em forma de uma ferramenta que facilitará a inscrição de outros veículos também.
A implementação deve ser anunciada oficialmente nesta quarta-feira (11), durante o Google I/O, evento da empresa em que diversas novidades serão reveladas.
A decisão segue regras de direitos autorais impostas pela União Europeia há três anos – que exigem que o Google, bem como outras plataformas online, paguem músicos, artistas, autores e veículos de comunicação pelo uso de seu trabalho.
Google também paga por uso de direitos autorais na Austrália e no Canadá
Esse movimento da União Europeia segue uma decisão da Austrália que, no ano passado, tornou esses pagamentos obrigatórios. O Canadá também trouxe uma legislação parecida no mês passado.
“Até agora, temos acordos que abrangem mais de 300 publicações nacionais, locais e especializadas na Alemanha, Hungria, França, Áustria, Holanda e Irlanda, com muitas outras discussões em andamento”, comenta Sulina Connal, diretora de notícias e parcerias de publicação do Google.
Por enquanto, a nova ferramenta vai estar disponível para veículos da Alemanha e Hungria, sendo expandida para outros países da União Europeia nos próximos meses. Ainda não se sabe o valor dos pagamentos.
Via: Reuters
Comentários