Google e Nvidia mostram preocupações sobre compra da Activision pela Microsoft
Empresas alegam que a aquisição poderia dar à Microsoft uma vantagem injusta em nuvem, assinatura e jogos para celularBy - Cesar Schaeffer, 13 janeiro 2023 às 11:52

Em mais um capítulo da novela sobre a intenção de compra da Activision Blizzard pela Microsoft, Google e Nvidia também expressaram preocupações sobre o acordo à Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos.
Segundo informa a Bloomberg, as duas empresas demonstraram preocupações sobre possíveis problemas que poderiam enfrentar caso a aquisição seja concretizada.
Em novembro do ano passado, a FTC disse que pretendia abrir um processo para tentar impedir a compra da Activision pela Microsoft – negócio estimado em US$ 69 bilhões. Segundo a Comissão, a aquisição iria permitir que a dona do Xbox “suprimisse concorrentes” em seus consoles e também no conteúdo de assinatura de jogos em nuvem.
Imagem: Alex Van Aken/shutterstock.com
Agora, duas novas empresas se juntam para fortalecer a proposta da FTC. Nvidia e Google alegam que a aquisição poderia dar à Microsoft uma vantagem injusta em nuvem, assinatura e jogos para celular.
A Microsoft continua afirmando que pretende trabalhar com todas as partes envolvidas para satisfazer quaisquer preocupações que possam ter sobre o acordo.
“Estamos preparados para abordar – e temos abordado proativamente – questões levantadas por reguladores ou concorrentes para garantir que o negócio seja fechado com confiança”, declarou o porta-voz da empresa, David Cuddy, em comunicado enviado à Bloomberg. “Queremos que as pessoas tenham mais acesso aos jogos, não menos”, completou.
Recentemente, a FTC disse que não houve negociações “substanciais” com a Microsoft sobre a aquisição que, se realmente for a julgamento, terá audiências marcadas para agosto.
Mais sobre a aquisição da Microsoft
A compra da Activision Blizzard King pela Microsoft foi anunciada em janeiro de 2022 pelo valor de US$ 69 bilhões. Fora dos Estados Unidos, a transação também enfrenta escrutínio, com a União Europeia conduzindo uma investigação em grande escala a respeito da transação.
O órgão antitruste da Grã-Bretanha também pretende investigar o processo de aquisição mais a fundo. O acordo também atraiu críticas da Sony, principal concorrente da Microsoft, que citou Call of Duty como uma franquia importante para ser exclusiva de Xbox.
Imagem: Divulgação
“A Sony, como líder do setor, diz que está preocupada com Call of Duty, mas dissemos que estamos comprometidos em disponibilizar o mesmo jogo no dia do lançamento tanto no Xbox quanto no PlayStation”, disse o presidente e vice-presidente da Microsoft, Brad Smith.
Um porta-voz da Microsoft, por sua vez, afirmou: “Estamos preparados para lidar com as preocupações dos reguladores, incluindo a FTC e a Sony, para garantir que o negócio seja fechado com confiança”.
“Ainda seguiremos com a Sony e a Tencent no mercado após o fechamento do negócio e, juntos, a Activision e o Xbox beneficiarão jogadores e desenvolvedores, e tornarão a indústria mais competitiva”, completou.
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