Um novo recurso anunciado pelo Google vai tornar mais difícil a coleta de dados de usuários de dispositivos Android. Agora, dentro da Google Play, sua loja de aplicativos, vai ser possível ver quais dados os desenvolvedores coletam e compartilham, além de trazer informações adicionais de privacidade e segurança.

Os desenvolvedores de aplicativos para Android têm até o segundo trimestre de 2022 para declarar essas informações. Já os usuários da Google Play, começarão a ver a seção de segurança na loja no primeiro trimestre de 2022.

Google faz a Apple se pronunciar sobre coleta de dados

O novo impulso de transparência ecoa na decisão oficial da Apple, em 2020, que obrigar os desenvolvedores a divulgar as informações que coletarão dos usuários e o que farão com esses dados. A última atualização do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 14.5, já traz um recurso de transparência de rastreamento de aplicativos.

A comunidade de desenvolvedores espera perder receita com a mudança, já que acredita que a maioria dos consumidores não vai concordar em ter seus dados pessoais coletados.

Google Play notificará usuários de Android quando Apps coletarem seus dados

Foto: Lisa/Pexels

O Google também é dependente da publicidade, mas supostamente adotou uma abordagem mais comedida. A empresa ainda discute como pode limitar a coleta de dados e até mesmo o rastreamento de aplicativos no Android de uma forma que seja menos rigorosa em comparação à solução da Apple.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários