Google combina Meet e Duo em app único para chamadas de voz e vídeo
O nome Meet permanece, mas passa a integrar as funções da segunda aplicação da empresaBy - Tissiane Vicentin, 3 junho 2022 às 18:57
O Google irá unir os dois aplicativos de chamadas da empresa para torná-lo um app único. Assim, Meet e Duo passarão a se chamar apenas Meet, mas essencialmente ele entregará ambos os serviços de chamada de voz e de imagem.
Manter o nome do serviço de chamadas do Gmail faz sentido para a empresa, ainda mais depois de o app ter se tornado um dos mais utilizados para realizar reuniões online em tempos de distanciamento social e pandemia. Para ter ideia de como o aplicativo ficará após a integração, a empresa liberou uma prévia:
A escolha de manter o Meet foi estratégica também do ponto de vista de programação. De acordo com Dave Citron, diretor de produtos para os serviços em vídeo, o Meet é muito mais desenvolvido em termos de plataforma web, por isso faz mais sentido ele ser a base do novo sistema combinado.
Também como parte da integração, a ideia é tornar o Duo aos poucos o que eles chamaram de “Meet Original” para depois forçar a migração da plataforma. Assim, os usuários do Duo serão gradualmente inseridos no novo universo “de forças combinadas e nenhum usuário deixado para trás”, como definiu Citron.
O desafio de unificar no Meet
Com cada vez mais aplicativos disponíveis para resolver qualquer tipo de problema da vida de usuários, desenvolver um que será a primeira escolha é a grande meta das empresas, que precisam criar produtos que sejam ao mesmo tempo amigáveis e atendam às necessidades das pessoas.
“O que é realmente importante é entender como as pessoas fazem a escolha sobre qual ferramenta usarão, com qual finalidade, em qual circunstância”, diz Javier Soltero, chefe do Google Workspace.
Com a união de ambos, a gigante da TI espera poder também utilizar a lista de contatos, com endereços e números de telefone salvos diretamente no Gmail do usuário para reunir ainda mais informações em um único espaço, “em vez de ter de gerenciar todas essas identidades diferentes e lidar com as consequências”, observa Soltero.
O grande desafio dessa integração, no entanto, será criar um serviço simples, visto que unir diferentes aplicações, muitas vezes, resultam em apps com interfaces confusas e complicadas demais para o entendimento do usuário que, por sua vez, acaba abandonando o uso.
Via: The Verge
Comentários