Google libera a primeira versão beta do Android 14 para smartphones Pixel
Novas funções de navegação por gestos e de compartilhamento são os únicos destaques desse primeiro beta do Android 14By - Igor Shimabukuro, 13 abril 2023 às 10:05
Após duas prévias destinadas a desenvolvedores, o Android 14 finalmente ganhou uma versão beta. Na última quarta-feira (12), o Google liberou a primeira das quatro versões de testes programadas para o sistema operacional, que deve ser lançado ainda este ano.
A má notícia é que nem todos estão habilitados a testar o sistema — uma vez que o beta só pode ser instalado em dispositivos Pixel de versão 4a 5G ou superior. Contudo, já é possível observar algumas (poucas) mudanças que chegarão com a nova versão do Android.
Beta do Android 14 traz poucas novidades
Aos mais ansiosos, vale destacar: por ser a primeira dos quatro betas que serão liberados, a versão apresentada é extremamente limitada e não condiz com todos os recursos prometidos para a versão final. Ainda assim, é possível destacar duas funcionalidades específicas.
A primeira delas é uma seta para trás mais proeminente durante a navegação por gestos. Talvez não seja a grande novidade que todos esperavam, mas segundo o Google, o recurso ajuda a “melhorar a compreensão e a utilidade do gesto para trás”.
Já a segunda engloba a adição de ações personalizadas à planilha do sistema do Android 14. Em suma, o sistema parece ter ficado mais “inteligente” e poderá melhor classificar os alvos de compartilhamento direto.
Demais adições incluem uma interface mais inteligente, mais recursos gráficos, preferências de idiomas aprimoradas e recursos de privacidade.
Mais recursos em breve
Novamente, vale frisar que essa é apenas a primeira das quatro versões beta programadas para o Android 14. Isso significa que a big tech pode estar guardando as principais novidades para algum momento posterior, como o evento Google I/O que acontece no próximo mês.
Outras surpresas devem figurar até meados de agosto, pouco antes da janela de lançamento do novo sistema operacional do Google.
Via: TechCrunch
Comentários