Mais um ano e mais um evento do Google para desenvolvedores. Nesta quarta-feira (10), a empresa encabeçou o Google I/O 2023 e  Sundar Pichai, CEO da empresa, começou o evento já com o que será principal objetivo do trabalho da gigante: “fazer a IA mais útil para todos”. Dentro desse mote, o executivo apresentou brevemente os novos recursos de inteligência artificial que irão aprimorar três grandes produtos: Gmail, Maps e Fotos.

  • Gmail – Help Me Write

Ao longo dos anos,  Google adicionou muitas funcionalidades ao serviço de email da empresa em prol de um ganho de velocidade e produtividade nas tarefas diárias – como escrever aquele e-mail padrão de “em anexo”, ou mesmo mensagens comuns para marcar uma reunião ou de agradecimento, no autocompletar que aparece durante a produção do conteúdo.

Dentro dessas mudanças, também foi lançado o recurso de respostas rápidas, para permitir que usuários respondessem mensagens com apenas um clique.

Agora, a Google apresentou o Help Me Write, recurso que integra IA com intuito de ajudar o usuário a escrever melhor. No exemplo usado por Pichai, ele mostrou um e-mail de solicitação de reembolso para uma companhia aérea.

“Com o Help Me Write, as chances de você conseguir o solicitado se tornam maiores”, disse ele, após demonstrar a mudança que o recurso trouxe à mensagem inicial.

Google I/O 2023

Imagem: reprodução/Google

  • Maps – Immersive View

De acordo com o executivo, o recurso permite não apenas que o usuário busque por uma rota que melhor atenda às suas necessidades dentro do Maps – como por exemplo quando selecionamos dois endereços para calcular a rota feita a pé ou por transporte público, por exemplo, e a ferramenta mostra caminhos possíveis, sendo eles mais rápidos ou com menos trânsito. Ou mesmo quando colocamos no modo Street View, para ver fotos das ruas reais.

Com a novidade, será possível também explorar as rotas de forma imersiva, basicamente uma evolução do Street View permitida pela IA. Além de acompanhar a rota juntamente com a visualização imersiva, dados como clima serão disponibilizados em tempo real – assim você consegue ter noção de quando uma chuva está chegando à rota que você está trilhando.

Novo recurso do Maps apresentado durante o Google I/O 2023, que mostra o Street View como um 3D, com atualização em tempo real

Imagem: reprodução/Google

  • Fotos – Magic Editor

Este recurso servirá como uma espécie de Photoshop, em que o usuário poderá realizar mudanças em imagens e edições rapidamente, como em um passe de “mágica”. “Utilizando uma combinação de semântica e IA generativa, você pode fazer mais com uma nova experiência promovida pelo Magic Editor”, disse ele.

Nos exemplos apresentados por Pichai estão duas imagens: a primeira é a de uma senhora que aparece em um cenário com uma queda d’água e que, depois de editada, parece que essa mesma senhora está com a mão debaixo da cachoeira (e não próxima).

A mudança é sutil, mas permite recriar o cenário de uma forma mais próxima da intenção.

Duas imagens similares, uma ao lado da outra: à esquerda, uma senhora caucasiana veste boné azul e bomber jaquet prateada, ao fundo há uma cachoeira. À direita, a mesma imagem, porém editada com o recurso Magic Editor de IA, apresentado no Google I/O 2023 - dessa forma, a mesma senhora parece estar com a mão debaixo da cachoeira (e não próxima da queda d'água, como na foto anterior).A mudança é sutil, mas permite recriar o cenário de uma forma mais próxima da intenção.

Imagem: reprodução/Google

A outra imagem de exemplo é uma criança segurando balões. Depois de editada, a imagem ganha mais cor, um céu mais azulado. Mas o que mais chama atenção é a forma que o Magic Editor completa a imagem: a pessoa que editou a foto “puxou” o banco para à direita e perceba que, à esquerda, os balões e o restante do banco foram automaticamente completados.

Imagem apresenta novos recursos do Fotos, serviço do Google; imagem à esquerda mostra uma criança caucasiana sentada em um banco de madeira, vestida com calça amarela, camisa xafrez e tênis, segurando uma porção de balões coloridos; à direita a mesma imagem, porém editada pela IA do Google, onde a foto fica com cores mais vivas e uma parte da imagem (do banco e dos balões) é reconstruída pela inteligência artificial - recurso apresentado durante o Google I/O 2023

Imagem: reprodução/Google

Veja também:

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários