Ao navegar na internet somos expostos a muitas coisas. São vídeos de gatinhos, imagens engraçadas e publicações interessantes. No entanto, há ainda aquela parcela de imagens falsas, que foram editadas para enganar as pessoas.

Pensando nisso, o Google trouxe um novo recurso para o Fact Check Explorer. Agora será possível fazer o upload de uma foto para mostrar se ela teve sua veracidade verificada em algum momento do passado.

O interessante disso é que será possível saber se aquela imagem foi manipulada em algum nível. Mas, além dessa informação, a ferramenta vai exibir dados contextuais sobre a captura analisada.

“No Google, apoiamos esse esforço desenvolvendo ferramentas e recursos para ajudar as pessoas a avaliar informações online. Estamos empenhados em ajudar as pessoas a identificar desinformação online e apoiar a verificação de fatos e aqueles que fazem isso a longo prazo”, declara Avneesh Sud, engenheiro de software da Google Research.

Apesar de ser um bom método para verificação de veracidade, as novidades do Fact Check Explorer do Google ainda estão em versão beta. A ideia é que as ferramentas cheguem em breve para todos os usuários.

Esforço do Google para verificar informações

Google

Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash

Além das novas funções para verificação de informações, a Gigante das Buscas revelou que vai ajudar mais de 35 organizações, espalhadas por 45 países, com o Fundo Global de Verificação de Fatos, para que essas companhias ajudem a combater a desinformação.

Via: WCCFTech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários