Em uma atualização no seu blog oficial, o Google confirmou a chegada da tradução de mensagens no Gmail para dispositivos Android e iOS. A função já está implementada e está em distribuição gradual para toda a base. Atualmente, o Gmail conta com 1,8 bilhão de usuários no mundo, segundo o EarthWeb.

O recurso é bastante simples de ser utilizado: quando você receber um e-mail de um usuário que não use a mesma língua que a sua, o remetente dele mostrará uma pequena etiqueta que, ao ser tocada, fará a tradução automática do conteúdo enviado. Segundo o blog, o recurso já tem suporte a mais de 100 idiomas.

Animação mostra ferramenta de tradução simultânea do Gmail

Imagem: Google/Divulgação

Ainda mais, é possível que você determine idiomas que jamais devem ser traduzidos pela ferramenta, sempre serem traduzidos ou ainda desligar a função por completo. A novidade não exige nenhum controle administrativo, então usuários da versão empresarial do Gmail (um dos muitos apps sob o guarda-chuva “Google Workspaces”) não precisarão de permissão de chefias de sistema para contar com ela.

Vale lembrar que a tradução, uma vez acionada, passa a funcionar de forma automática, e você pode manualmente abrir o menu de configurações (os três pontinhos empilhados) para exibir o conteúdo em seu idioma original. O mesmo menu também pode “forçar” a tradução caso o Gmail não detecte o idioma estrangeiro automaticamente.

De acordo com o blog, a novidade foi disponibilizada na noite de ontem (8) e deve levar aproximadamente 15 dias para chegar à toda a base de usuários. O processo de atualização deve acontecer automaticamente, mas você mesmo pode conferir se ele já chegou a você ao acessar a gestão de aplicativos instalados no seu smartphone, seguindo os passos abaixo:

Android

  • Abra a Play Store, toque na sua foto de perfil e abra a guia “Gerenciar Apps e Dispositivos”. Na tela seguinte, toque na opção “Atualizações disponíveis” e veja se a nova versão do Gmail está presente.

iOS

  • Abra a App Store e toque na sua foto de perfil. Em seguida, role a tela para baixo para ver as atualizações pendentes. A relação de apps listados deve contar com o Gmail, que, uma vez identificado, pode ser atualizado ao tocar no botão correspondente ao lado do app.

Alternadamente, em ambas as versões, você pode simplesmente tocar em “Atualizar tudo” e já deixar seus outros apps em suas versões mais recentes também.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários