A quebra de um código contido em uma moeda comemorativa recém-cunhada na Austrália atraiu a atenção da ASD, agência do governo australiano responsável por sinais de inteligência (SIGINT). Um garoto de apenas 14 anos foi responsável pelo feito.

Garoto de 14 anos decifra código espião contido em moeda australiana

Imagem: Reprodução/The Royal Australian Mint

Ao todo, foram cunhadas 50 mil moedas da edição comemorativa dos 75 anos da ASD. De um lado, o ativo trazia a ilustração de Elizabeth II, do outro, três grupos de textos codificados e o logo da agência de inteligência australiana, fundada em 1947. Esse lado da moeda de 50 centavos contém quatro camadas únicas de código, que ao serem quebradas, revelam uma mensagem sobre a ASD.

Esse feito foi conquistado por uma criança da Tasmânia, estado insular da Austrália, após algumas horas do lançamento, que aconteceu na quinta-feira (1º). “Há um desafio para ver quem pode quebrar corretamente todas as camadas, e, se acredita nisso, ontem a moeda foi lançada às 8h45; colocamos nosso formulário na web e dissemos: ‘Ei, se você acha que tem as respostas, preencha o formulário'”, disse a diretora geral Rachel Noble. “E acredite ou não, um menino de 14 anos na Tasmânia foi a primeira pessoa em pouco mais de uma hora a acertar as quatro camadas”.

“Simplesmente inacreditável”. Você consegue imaginar ser a mãe dele? “Então esperamos conhecê-lo em breve… para recrutá-lo”, acrescentou.

Garoto de 14 anos decifra código espião da ASD em moeda australiana

Imagem: Reprodução/The Royal Australian Mint

A capacidade do garoto deixou recrutadores da ASD entusiasmados, e decifrar o código “poderia até ser um indicativo para uma nova carreira conosco para aqueles que podem decifrá-lo”, contou Noble ao news.com.au. “Se você adora quebra-cabeças e resolve problemas, e se você pode descobrir as mensagens em nossa moeda do 75º aniversário, então uma carreira na ASD pode ser exatamente o que você está procurando”, disse ela.

Origem do código

De acordo com Noble, o código tem quase 80 anos, e data de quando australianos comunicavam informações secretas em tempos guerra a lápis e papel. “De volta à Segunda Guerra Mundial, nosso povo, militares e civis, e principalmente mulheres… usavam lápis e papel para decodificar os códigos militares japoneses, e depois os recodificavam para enviá-los aos aliados para que soubessem onde estavam os combatentes de guerra japoneses”, conta ela.

A parte dessa história estava escondida nas camadas da moeda, que metaforicamente representam o progresso da criptografia e da tecnologia ao longo de nossos 75 anos, segundo Noble.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários