Líder do Xbox diz que adiamento de Starfield foi ‘a coisa certa’
Game expansivo em desenvolvimento pela Bethesda tinha lançamento para o dia 11 de novembro, mas deve sair apenas em 2023By - Rafael Arbulu, 16 novembro 2022 às 11:16
Starfield, o RPG espacial expansivo anunciado pela Bethesda durante a E3 de 2018, poderia estar rodando no seu console agora, caso seguisse sua data original de lançamento. Mas como nem tudo que é bom na vida vem de forma programada, o título originalmente previsto para chegar em 11 de novembro foi adiado para 2023.
Embora o adiamento em si tivesse trazido pouca surpresa – convenhamos, é um jogo com a mesma “pegada” de Skyrim, só que no espaço -, Phil Spencer, o líder de todos os assuntos relacionados ao Xbox na Microsoft, disse que a mudança de data foi a coisa certa a se fazer.
Spencer falou ao podcast Decoder, do site americano The Verge, e disse que, obviamente, adiamentos como os vistos em Starfield e Redfall – dois títulos inéditos produzidos pela Bethesda – tenham um impacto financeiro, era o desejo do CEO que “esses times [de desenvolvimento] sentissem que teriam todo o suporte possível da Microsoft. Talvez sentir algum benefício de ser parte de uma organização maior, que tem outras fontes de receita e outros recursos que possam ser benéficos.”
Especificamente, Spencer refere-se à aquisição da ZeniMax – a empresa que é dona da Bethesda. A Microsoft comprou o grupo em setembro de 2020 por US$ 7,5 bilhões (R$ 39,93 bilhões).
Na ocasião do anúncio do adiamento, a Bethesda chamou o jogo de “um grande salto tecnológico” que necessitava de mais tempo para ser apropriadamente desenvolvido, a fim de garantir uma experiência positiva aos jogadores. Considerando que, faltando menos de seis meses para a data originalmente programada, nada havia sido divulgado sobre o jogo exceto pelo trailer abaixo, era de se esperar que a linha do tempo de sua criação precisasse de um “reajuste”.
Ou seja, o adiamento de Starfield não foi exatamente um choque. Nem mesmo para o próprio Spencer:
“Eu, como alguém que já viu um ou outro evento do tipo, posso ter um certo instinto sobre onde nós estamos [em relação ao desenvolvimento de Starfield]. Assim como, da mesma forma, os times estão falando sobre seu jogo e onde nós estamos ao jogar as versões de teste. Mas você quer que os times se sintam como se tivessem suas próprias datas. É uma das coisas que, quando times sentem que eles têm um destino próprio com seus jogos, eles entregam algo melhor. Então é melhor esperar pelo sinal verde dos times de criação e produção.”
Na prática, isso se traduz no que já vimos: Starfield e Redfall estão, ambos, programados para o primeiro semestre de 2023, a serem lançados para Xbox Series S/X e Windows (PC).
via The Verge
Comentários