O Kinect ainda estava vivo, mas a Microsoft o matou…de novo
A câmera implementada nos consoles Xbox foi descontinuada pela Microsoft em 2017, mas ainda existia como uma ferramenta do AzureBy - Rafael Arbulu, 21 agosto 2023 às 17:36
A Microsoft confirmou que vai descontinuar o Kinect. Sim, percebemos o déjà vu: a câmera de alta precisão que a empresa implementou nos consoles Xbox já havia sido oficialmente “morta” em 2017, mas a tecnologia por trás dela ainda persistia como um kit de desenvolvimento para especialistas que sabem mexer na plataforma Windows Azure.
Agora, no entanto, nem isso mais: segundo uma postagem no blog oficial, a Microsoft anunciou que também matará o Azure Kinect Developer Kit, assegurando que novas compras dele permanecerão disponíveis até outubro. Depois disso, você terá que abordar alguma empresa parceira para adquirir dispositivos e suporte de softwares similares. Quem já tem um kit, no entanto, poderá continuar a desfrutar dele “sem interrupções”.
“À medida em que as demandas dos nossos clientes e parceiros evoluem, nós regularmente atualizamos nossos produtos para melhor ajudar a todos. De tempos em tempos, isso inclui a introdução de novas oportunidades, mas também a aposentadoria de outros produtos. Nós então tomamos a decisão de finalizar a produção do Azure Kinect Developer Kit, mas esse está longe de ser o fim desta tecnologia, já que ela continuará viva por meio de nosso ecossistema de parceiros.” – Microsoft
Não é todo mundo que lembra, mas o Kinect nasceu como “Projeto Natal”, uma produção da mente brilhante do brasileiro Alex Kipman, que usou o codinome em homenagem à sua cidade de natureza. Originalmente revelado em 2006, o Kinect foi lançado pela Microsoft em 2010, no Xbox 360.
A geração seguinte de consoles, teoricamente, deveria tornar o Kinect um objeto obrigatório, mas a reação dos fãs do Xbox One fez com que a Microsoft mudasse de ideia. A não obrigatoriedade – aliada ao número decrescente de desenvolvedores que trabalhavam em jogos para o dispositivo – fizeram com que a câmera imersiva caísse em desuso até ser terminantemente abandonada pela Microsoft.
Com isso, uma “segunda última pá de terra” é jogada sobre o túmulo da câmera interativa, e novamente a sua morte toma o noticiário tech.
Comentários