Um ano separa o lançamento de “Ghostwire Tokyo”, da Tango Gameworks, no PlayStation 5 e no Xbox Series S/X. Recentemente adicionado à plataforma de assinatura Game Pass, no entanto, parece que o jogo publicado pela Bethesda tem um desempenho consideravelmente inferior no console da Microsoft.

A afirmação não é nossa, mas sim do analista Oliver Mackenzie, que participou de entrevista no podcast DF Direct, produzido pelo Digital Foundry. O site prometeu um detalhamento técnico para corroborar ou refutar a opinião do analista em uma data posterior, mas o episódio em si já está no ar e pode ser visto abaixo:

“De uma forma geral, [Ghostwire Tokyo] roda pior que no PlayStation 5, e no Series S, ele é meio que bagunçado. Então é uma situação meio esquisita e não exatamente o que você esperaria de um jogo que veio do que, hoje, é um estúdio de desenvolvimento proprietário da Microsoft.

Os reflexos vindos do ray tracing estão em uma qualidade um pouco inferior, e há bugs no alinhamento de sombras. As resoluções estão majoritariamente iguais, mas o modo de qualidade tem uma apresentação moderadamente mais baixa que no PlayStation 5, ao que parece, e a performance é tipicamente 5% a 10% inferior do que no PlayStation 5 quando comparamos as mesmas cenas.” – Oliver Mackenzie, analista e colaborador do Digital Foundry

Quando ele fala em “modo de qualidade”, Mackenzie se refere à função do Xbox Series S que permite que o jogador escolha entre sacrificar a qualidade visual para ter um melhor desempenho de jogo, ou arriscar erros de desempenho em nome de uma apresentação gráfica mais bonita. O console – e seu irmão maior, o Xbox Series X – contam também com um modo “Performance” que otimiza a parte visual, mas no caso deste jogo, essa função não o faz chegar a 60 quadros por segundo (60 fps).

Mackenzie ressaltou que esperava que a versão para Xbox ao menos consertasse erros gráficos que o próprio Digital Foundry identificou no PlayStation 5, considerando um ano inteiro de diferença entre os dois lançamentos. “Ao invés disso, parece que eles seguiram na direção totalmente oposta”, ele disse.

Ghostwire Tokyo - jogos de março

Imagem: reprodução/Bethesda

Em nosso review do jogo, publicado em março de 2022, o Alvaro ressaltou que os cenários até são agradáveis, embora menores do que se convém chamar de “mundo aberto”. Fora isso, outro problema apontado foi a falta de opções de exploração das ambientações.

“Se por um lado o jogo acerta demais na ambientação, infelizmente, o mesmo não pode ser dito em relação a atividades para serem realizadas. De forma geral, o jogador encontrará mais lojas espalhadas pelo mapa e construções que, em sua maioria, não podem ser exploradas por dentro, a não ser no caso de missões específicas.” – Alvaro Scola, para o blog KaBuM!

Apesar disso tudo, o jogo foi elogiado pela nossa equipe, que o considerou uma agradável surpresa de 2022. Apesar de apostar em um enredo cheio de clichês, a temática que mistura estilos neon a elementos de horror tornam esta uma opção viável para jogadores em busca de algo não muito complexo, mas também nada fácil demais.

Ghostwire Tokyo está disponível para PlayStation 5, Xbox Series S e X, Xbox Cloud Gaming, além do Windows (PC).

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários