Aquisição da Activision pela Microsoft recebe aprovação da Nova Zelândia
Depois de vitória nos EUA e favorecimento no Reino Unido, Microsoft se vê cada vez mais perto de ser dona de Call of Duty e outras marcasBy - Rafael Arbulu, 8 agosto 2023 às 12:28
A Microsoft deu mais um passo em direção à conclusão de sua aquisição da Activision Blizzard – uma proposta avaliada em US$ 69 bilhões (R$ 339,74 bilhões). Segundo o Press Start, o governo da Nova Zelândia autorizou o avanço da compra, efetivamente colocando a dona do Xbox mais perto de ser a dona de Call of Duty e outros games da publisher.
A notícia vem meio que como uma burocracia, haja vista que os maiores riscos à proposta – EUA e Reino Unido – também já avançaram com sua aprovação, embora não sem luta: inicialmente, a CMA britânica havia negado a aquisição e, nos EUA, a FTC chegou a mover um processo contra a Microsoft. O presidente da Microsoft, Brad Smith, celebrou a ocasião no Twitter:
With today’s approval from New Zealand, we’re cleared to move forward with our acquisition of Activision Blizzard in 41 countries. We will continue to work to resolve outstanding concerns and bring this deal to a close. https://t.co/PwoJj490Ah
— Brad Smith (@BradSmi) August 8, 2023
Felizmente, para a divisão liderada por Phil Spencer, a Microsoft saiu no topo das discussões: ela venceu a FTC em duas instâncias e, diante da vitória americana, a CMA repensou sua posição e decidiu ser mais flexível a novas conversas.
A aquisição da Activision foi uma proposta encaminhada pela Microsoft em janeiro de 2022. A compra de estúdios e publishers foi a estratégia encontrada pela empresa para manter firme a concorrência com a Sony, que hoje lidera o mercado de consoles de mesa com o PlayStation 5. Antes, a Microsoft já havia adquirido a ZeniMax, dona da Bethesda – por sua vez, a empresa por trás de marcas como The Elder Scrolls, DOOM e Starfield, para citar algumas.
“Com a aprovação de hoje na Nova Zelândia, estamos livres para prosseguirmos com a nossa aquisição da Activision Blizzard em 41 países. Vamos continuar a trabalhar para resolvermos todas as preocupações posicionadas em finalmente fecharmos esse acordo definitivamente.” – Brad Smith, presidente da Microsoft
Entretanto, foi com a Activision que o mercado reagiu mal: a publisher americana já foi a maior do mundo, e sob a sua tutela temos propriedades intelectuais bem fortes, como Call of Duty, Overwatch, Diablo e World of Warcraft. Considerando a natureza multiplataforma de quase todas essas marcas – e o peso que algumas delas têm para alavancar vendas do PlayStation, a Sony não ficou calada durante o processo, promovendo forte lobby para impedir a aquisição.
Ao final de tudo, no entanto, a Microsoft prevaleceu, e agora tudo indica que a aquisição avançará por completo, e aprovações vindas de órgãos econômicos de qualquer país são mais uma burocracia que uma batalha.
A Microsoft assegurou que, ao contrário do que fez com a Bethesda, manterá as franquias da Activision em todas as plataformas – incluindo a sua maior concorrente. Entretanto, ainda não é possível afirmar o tempo em que isso deve permanecer assim.
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