Mostrando mais uma vez o seu empenho na inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) nos grandes eventos de games, a AbleGamers Brasil anunciou a sua presença na Comic Con Experience (CCXP) 2023 com a oferta de controles adaptados e atendimento técnico no estande do Xbox, durante todos os cinco dias do evento.

A parceria entre a fabricante e a AbleGamers Brasil verá quatro das estações do estande contarem com mecanismos adaptados de jogo para facilitar a participação de PcDs, facilitando o ajuste e o conforto dos membros da ONG e participantes, contemplando a sua necessidade por atendimento específico.

Imagem mostra os controles adaptados de acessibilidade do Xbox que a AbleGamers Brasil levará à CCXP 2023

Imagem: AbleGamers Brasil

Na parte audiovisual, a AbleGamers Brasil também contará com a parceria da empresa Para Todos Verem, que fornecerá descrições em áudio por meio de QR Codes disponibilizados nas ativações do estande – algo importante para o público com algum impedimento visual – além de um intérprete de libras atendendo ao público surdo.

“A missão da ONG é combater o isolamento social de pessoas com deficiência através dos videogames, mas nosso trabalho vai muito além disso. Games e a CCXP são experiências incríveis, as quais devem ser acessíveis para todos.

Nossa parceria com Xbox, trazendo o estande de games mais acessível da história da CCXP, visa permitir que pessoas com deficiência possam vivenciar essas experiências ao máximo.” – Christian Bernauer, Diretor Presidente da AbleGamers Brasil.

Apesar de esta ser a primeira edição da CCXP para a ONG, a AbleGamers Brasil é conhecida por sua parceria com a Microsoft, fabricante do Xbox. A ONG ajudou no desenvolvimento do controle adaptável do console, que a empresa lançou em 2018, e também é parte do programa Microsoft Rewards, pelo qual usuários podem oferecer doações por meio de pontos acumulados.

O blog KaBuM! teve a oportunidade de entrevistar Bernauer em maio deste ano, em uma matéria sobre a ampliação da acessibilidade nos videogames. Na ocasião, o diretor da ONG reconheceu os progressos feitos neste campo, mas afirmou que ainda há muito espaço para se atingir maiores objetivos:

“Acredito que hoje ainda estamos em uma fase muito inicial da acessibilidade, então é preciso que essas funções de acessibilidade se tornem algo mais comum e em mais jogos, pois hoje elas existem de forma muito pontual ou apenas em títulos específicos. Quanto aos periféricos, é importante tornarmos essa tecnologia mais acessível em termos de custo. [Um ponto] onde ainda precisamos evoluir são em tecnologias assistivas para realidade virtual (VR) e mobile.”

A CCXP23 acontece entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2023, no São Paulo Expo.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários