Valve começa a revisar quais jogos estão prontos para o Steam Deck
Títulos compatíveis com o Steam Deck receberão um selo verde de elegibilidade; desenvolvedores já testam o futuro produto da ValveBy - Igor Shimabukuro, 19 outubro 2021 às 10:24
À medida que a comercialização do Steam Deck se aproxima, a Valve já começa a revisar todas as dezenas de milhares de jogos alocados na Steam que são compatíveis com o portátil. Esta revisão, que antecede o lançamento do produto previsto para dezembro, faz parte de um novo programa informativo chamado “Deck Verified”.
Sem segredos, a revisão crava quais títulos fornecem “uma experiência excelente e suave” e “funcionam perfeitamente no Steam Deck assim que saem da caixa”. As marcações de seleção verde, responsáveis pelo aval, também figurarão na guia “Great on Deck”, quando a loja for visualizada no portátil.
Mas para “conquistar” essa elegibilidade, os games precisam respeitar os seguintes requisitos:
- Entrada: os títulos devem ter “suporte total ao controle” e fornecer a capacidade de acesso na íntegra dos conteúdos (sem a necessidade de ajustes) por meio dos controles do Steam Deck, incluindo o uso de “glifos” na tela. Qualquer entrada de texto deve ser feita por meio de controles ou o teclado na tela.
- Exibição: os jogos devem incluir suporte nativo para resoluções 1280×800 ou 1280×720. Isso não só significa dispor de uma configuração padrão capaz de rodar o título no portátil em uma “taxa de quadros jogável”, como também exibir textos legíveis — de no mínimo nove pixels — quando a tela for mantida a 30 centímetros do usuário.
- Sem burocracia: os títulos não devem exibir nenhum aviso de compatibilidade quando executados no Steam Deck e os usuários devem ser capazes de navegar em qualquer launcher com o controlador.
- Suporte ao sistema: por último, mas não menos importante, os games devem ser compatíveis de forma nativa com o SteamOS ou com a camada de compatibilidade Proton, que permite executar jogos do Windows em sistemas Linux. Vale lembrar que isso também inclui qualquer middleware e/ou software anti-cheat usado no jogo.
Títulos que exigirem um controlador manual ou configuração gráfica na primeira inicialização, que apresentarem “glifos de controles ausentes ou impreciso”, bem como os que necessitarem do uso do touch screen receberão o emblema amarelo: “jogável”, mas não o ideal.
Já os que precisam de dispositivos de realidade virtual ou que não são compatíveis com o Proton serão marcados como “Sem suporte”. Os que não foram analisados ainda exibirão a mensagem de elegibilidade como “Desconhecida”, mas os desenvolvedores já podem solicitar a revisão manual de seus jogos para a Valve.
Preview de jogos no Steam Deck
Mas enquanto o esperado Steam Deck não chega ao público em geral, a comunidade pode ver uma prévia de como os títulos rodarão no portátil. Diversos kits foram distribuídos para desenvolvedores e o próprio perfil oficial do console no Twitter tratou de divulgar e retuitar algumas das publicações.
Os curtos vídeos mostram como games, desde os mais simples até os mais complexos, rodam em uma performance surpreendente no dispositivo. Isso inclui títulos como Psychonauts 2, Sable, Devil May Cry 5, Riven e The Witcher 3, por exemplo. Para os curiosos, vale preparar a pipoquinha e aproveitar.
I have been informed that Steam Deck videos are the actual new meta. So more X-Plane 12 content it is. pic.twitter.com/aJNfbsbJM6
— Sidney Just (@feresignum) September 26, 2021
Devil May Cry 5 is on Deck. #SteamDeck pic.twitter.com/2p8qRVi2r4
— Steam Deck (@OnDeck) October 15, 2021
Open a portal into the world and play The Witcher 3: Wild Hunt wherever you go once Steam Deck is out!
Check out the footage of the current-gen version of the game running on Steam Deck ? pic.twitter.com/3IdIC2zGZJ
— The Witcher (@witchergame) October 6, 2021
Psychonauts 2 is on Deck. #SteamDeck pic.twitter.com/d7WOxqPOYQ
— Steam Deck (@OnDeck) October 14, 2021
Sable is on Deck. #SteamDeck pic.twitter.com/nzRlWUhof6
— Steam Deck (@OnDeck) October 14, 2021
We got a Steam Deck dev kit the other day (thanks, @valvesoftware!), and I have been taking a quick peek to see if our games at @cyanworlds run on it at first attempt… so here I am, playing (I mean… “testing”) Riven from the comfort of my couch! pic.twitter.com/pYBOpkHElv
— Hannah Gamiel (@hannahgamiel) September 25, 2021
Skater XL is on Deck. #SteamDeck pic.twitter.com/tDK62x45cC
— Steam Deck (@OnDeck) October 15, 2021
#QFIELD plays great on #SteamDeck @Steam ?
Running remarkably well already!?#gaming pic.twitter.com/1A9qvBP5ni
— QFIELD Game (@QFIELDGame) October 15, 2021
Fonte: Ars Technica/Steam Deck
Comentários