Atualização do Xbox traz suporte ao Google Home e ‘downloads conscientes’
Mudança permite que você faça o agendamento de downloads em momentos de baixo consumo energético e economizar na conta de luzBy - Rafael Arbulu, 16 fevereiro 2023 às 12:01
Uma atualização recente do sistema do Xbox One e do Xbox Series S/X promoveu uma série de mudanças nos dois consoles – e ao menos uma delas vem dando o que falar pelos motivos mais toscos possíveis.
Começando do início, a nova versão do sistema dos consoles da Microsoft permite que você ligue e desligue os aparelhos por meio da interface do Google Home, o conjunto de dispositivos para casas inteligentes da empresa de Mountain View. Além disso, alterações cosméticas como esconder ou exibir a arte dos jogos no menu principal também vieram no update.
A mudança que causou mais estranheza, no entanto, foi o que a Microsoft chamou de carbon-aware dowloads – essencialmente, “downloads conscientes da pegada de carbono”. Essencialmente, a novidade permite que você agende downloads pela interface do Xbox para momentos de menor consumo de energia.
A medida pode não parecer tão importante para o Brasil, por exemplo, mas em algumas nações da Europa, onde há limitações do uso de energia elétrica de acordo com o horário, essa novidade pode ser bastante útil – além de economizar uns trocados na conta de luz.
Algumas pessoas entenderam isso de uma forma bem errada, levantando a narrativa de que a “patrulha do politicamente correto está atrás do seu Xbox” – sim, estamos falando da Fox News – quando na verdade tudo se trata de uma solução que vai assegurar que o seu consumo de banda não seja consumido por uma atualização gigantesca de Call of Duty: Modern Warfare 2 ao meio dia, quando você mais precisa da sua conexão. E isso acontece de também ser amigável ao meio ambiente.
Todos os novos recursos presentes na atualização do Xbox vêm de uma vez, no instante em que você baixar o arquivo de instalação. Você pode verificar a disponibilidade dele por meio do menu “Sistema” na guia de ajustes do seu próprio console. A página de suporte da Microsoft tem mais detalhes, caso você precise.
Comentários