Super Mario 64 recebe port para PC com Ray Tracing
By - Otavio Otto Giantin, 6 maio 2021 às 13:25
Super Mario 64 é um clássico lembrado por gerações, muitos revisitam no próprio Nintendo 64 ou até mesmo em emuladores. Em 2020, a Nintendo lançou o Super Mario 3D All-Stars para o Switch, coleção que continha os títulos Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy. Porém, pareceu ser apenas um port do clássico para o console, sem muitas melhorias.
Desenvolvido por DarioSamo, essa nova versão do clássico jogo de plataforma pode ser jogado por qualquer placa de vídeo que suporte Ray Tracing. A versão lançada é uma prévia técnica, então os jogadores devem esperar problemas visuais e alguns outros infortúnios, incluindo de desempenho.
O que é Ray Tracing?
O Ray Tracing, tecnologia que usa “traçados de raios” para criar melhores efeitos de luz, não é bem uma novidade criada só agora para deixar os jogos mais realistas. A técnica existe há anos no cinema, mas ainda não podia ser aplicada, em tempo real, em games por limitações técnicas até então.
Aplicando no Super Mario 64
A Digital Foundry fez um vídeo mostrando detalhes do Early Alpha da versão comentando sobre a experiência e inovações que o port traz. No vídeo é possível notar que os modelos 3D existentes no jogo foram refeitos com qualidades gráficas atuais.
Já os efeitos de luz, reflexos, estética da água, iluminação global e adição de sombras – elementos foco do Ray Tracing – foram feitos por DarioSamo. Os cenários, principalmente chão e paredes, mantém a aparência do Super Mario 64 clássico por serem texturas, mas dependendo da iluminação, essas superfícies também geram certos reflexos.
“No momento, este mod é uma prévia técnica e só deve ser usado por aqueles dispostos a tolerar problemas como falhas visuais e problemas de desempenho. Este projeto está sujeito a grandes mudanças no futuro em tudo, desde sua arquitetura, design, estética e performance. Qualquer ajuda para resolver esses problemas é bem-vinda. O desempenho é a primeira coisa a ser trabalhada e tem muito espaço para otimização no momento”, comentou DarioSamo.
“Se você não conseguir atingir a taxa de quadros desejada, é recomendado diminuir a resolução com o scaler interno, pois tem o maior impacto no desempenho de todas as opções”, completou.
Caso você tenha uma GPU que suporte Ray Tracing e tem interesse em testar o Port do Super Mario 64 basta acessar o GitHub.
Fonte: Kotaku
Comentários
Ivan Filidis José
Imagina que doido jogar o mario64 numa placa de 20k UHASUHSAHUSA