Todo mundo de olho nos gamers. Em breve, a Starlink – serviço de internet banda larga via satélite da SpaceX – poderá oferecer suporte a jogos online competitivos (sim, e-Sports), graças à redução de latência prevista para o serviço.

Em uma conversa no Twitter, Elon Musk, CEO da SpaceX, falou sobre as expectativas de melhoria da latência na rede de internet via satélite.

“O ping deve melhorar drasticamente nos próximos meses. Nosso objetivo é [abaixo] <20 ms. basicamente, você deve ser capaz de jogar jogos competitivos fps [tiro em primeira pessoa] através da starlink ”, escreveu musk. hoje, a latência do serviço da Starlink varia entre 20 e 88 milissegundos – o que até permite jogar online, mas principalmente em jogos de tiro em primeiro pessoa, o atraso pode ser significativo e prejudicar a performance do usuário dependendo da qualidade da conexão.

Para chegar à latência abaixo de 20 ms, a SpaceX precisa basicamente espalhar mais estações terrestres do serviço Starlink em todo o mundo. Conectadas a redes de fibra óptica locais, essas estações transmitem os dados para os satélites Starlink em órbita.

Pelo que diz Elon Musk, em teoria, a Starlink deveria precisar de apenas 10 milissegundos para rotear os dados da internet, se todos os impedimentos pudessem ser removidos.

Starlink

Imagem: divulgação/SpaceX

“Olhando para a velocidade da luz como aproximadamente 300km por milissegundo e altitude do satélite de 550km, o tempo médio de ida e volta do fóton é de apenas 10ms, então muitas coisas bobas precisam acontecer para conduzir o ping abaixo de 20ms”, acrescentou o executivo.

Outra estratégia que a empresa vem usando para reduzir ainda mais a latência é a transmissão de dados de um satélite para o outro – todos em órbita – usando laser embutido nos próprios satélites.

Com isso [o laser], diz a Starlink, já é possível “transferir centenas de gigabytes de dados” entre os satélites.

“Os links de laser em órbita podem reduzir a latência de longa distância em até 50%, devido à maior velocidade da luz no vácuo e caminho mais curto do que a fibra submarina”, explicou Musk dias antes.

Fonte: Mashable

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários