Starlink promete melhorar latência para jogos online competitivos
By - Cesar Schaeffer, 16 julho 2021 às 15:12
Todo mundo de olho nos gamers. Em breve, a Starlink – serviço de internet banda larga via satélite da SpaceX – poderá oferecer suporte a jogos online competitivos (sim, e-Sports), graças à redução de latência prevista para o serviço.
Em uma conversa no Twitter, Elon Musk, CEO da SpaceX, falou sobre as expectativas de melhoria da latência na rede de internet via satélite.
More ground stations & less foolish packet routing will make the biggest differences.
Looking at speed of light as ~300km per millisecond & satellite altitude of ~550km, average photon round-trip time is only ~10ms, so a lot of silly things have to happen to drive ping >20ms.
— Elon Musk (@elonmusk) July 15, 2021
“O ping deve melhorar drasticamente nos próximos meses. Nosso objetivo é [abaixo] <20 ms. basicamente, você deve ser capaz de jogar jogos competitivos fps [tiro em primeira pessoa] através da starlink ”, escreveu musk. hoje, a latência do serviço da Starlink varia entre 20 e 88 milissegundos – o que até permite jogar online, mas principalmente em jogos de tiro em primeiro pessoa, o atraso pode ser significativo e prejudicar a performance do usuário dependendo da qualidade da conexão.
Para chegar à latência abaixo de 20 ms, a SpaceX precisa basicamente espalhar mais estações terrestres do serviço Starlink em todo o mundo. Conectadas a redes de fibra óptica locais, essas estações transmitem os dados para os satélites Starlink em órbita.
Pelo que diz Elon Musk, em teoria, a Starlink deveria precisar de apenas 10 milissegundos para rotear os dados da internet, se todos os impedimentos pudessem ser removidos.
“Olhando para a velocidade da luz como aproximadamente 300km por milissegundo e altitude do satélite de 550km, o tempo médio de ida e volta do fóton é de apenas 10ms, então muitas coisas bobas precisam acontecer para conduzir o ping abaixo de 20ms”, acrescentou o executivo.
Outra estratégia que a empresa vem usando para reduzir ainda mais a latência é a transmissão de dados de um satélite para o outro – todos em órbita – usando laser embutido nos próprios satélites.
Com isso [o laser], diz a Starlink, já é possível “transferir centenas de gigabytes de dados” entre os satélites.
“Os links de laser em órbita podem reduzir a latência de longa distância em até 50%, devido à maior velocidade da luz no vácuo e caminho mais curto do que a fibra submarina”, explicou Musk dias antes.
Fonte: Mashable
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