Sony cobra 25 mil dólares por destaque de indies na PS Store
By - Marcelo Rodrigues, 11 julho 2021 às 10:00
Embora a Sony tenha progredido muito na proximidade com os estúdios e desenvolvedores indie ao seguir um pouco caminho que a Microsoft trilhou lá no passado, com o Xbox 360, a relação da dona do PlayStation com essa comunidade está longe de ser perfeita. Bem longe.
O assunto ganhou relevância nas últimas semanas, quando o fundador da desenvolvedora independente Neon Doctrine foi ao Twitter para acusar a Sony de uma prática considerada abusiva: exigir grandes quantias em dinheiro para divulgar os indies em sua plataforma.
Sony vs indies
Iain Garner não diz com todas as palavras o nome da japonesa, mas fica claro de quem ele está falando pelos termos utilizados. “Aqui vai um fio sobre a Plataforma X. Não definirei a Plataforma X, mas ela é dona de um console muito popular que não possui Game Pass”, dispara.
No fio – como são chamadas as sequências de postagens na rede social –, o dev explica que não basta criar um bom jogo para ter sucesso no ecossistema PlayStation. Segundo ele, a Sony não oferece nenhum suporte ou ferramentas para gerenciamento dos indies em sua loja virtual.
Platform X gives developers no ability to manage their games. In order to get promotion you must jump through hoops, beg and plead for any level of promotion. And a blog is not as good as they think it is.
If Platform X doesn't like your game, no fanfare no feature no love.
— Iain Garner (@NeonIain) June 30, 2021
Em seu desabafo, ele explica que, se um desenvolvedor independente quiser fazer uma promoção com seu título, precisa superar uma série de obstáculos e “implorar” para o pessoal da empresa para que isso aconteça.
Isso não é tudo
Supostamente, esse fator nem é o pior de toda a situação. Garner afirma que, para um indie ter destaque entre tantos outros disponibilizados no ecossistema PlayStation, é preciso pagar US$ 25.000 (pouco mais de R$ 130 mil) adiantados e repassar 30% do valor de todas as suas vendas.
Com isso, o fundador da Neon Doctrine especula que os clientes da PS Store acabam tendo as piores ofertas entre todo o público gamer, já que os desenvolvedores ficam travados atrás de barreiras e pagamentos que, teoricamente, não existem em outras plataformas.
Fonte: Eurogamer
Comentários