Em 2021, a receita de jogos em nuvem ultrapassou a casa do bilhão, registrando um total de US$ 1,47 bilhão, de acordo com dados de um levantamento recente realizado pela Newzoo. Na comparação com 2020, o valor mais que dobrou — o montante no período atingiu a soma de US$ 671 milhões.

Ainda de acordo com o relatório da Newzoo, o valor do mercado foi gerado por 21,7 milhões de usuários pagantes em  serviços do tipo ao longo de 2021.

Com a crescente escassez de chips e, por consequência, o impacto significativo no mercado de hardware, o segmento de games em cloud deve crescer ainda mais nos próximos anos. Até 2024, a expectativa é de que chegue aos US$ 6,3 bilhões.

Movimentação no mercado de nuvem

O mercado de games na cloud parece receber não apenas mais atenção, mas também investimento das empresas. A Microsoft recentemente divulgou mais detalhes sobre a sua divisão de games nativos, que está sob o comando de Kim Swift, diretora sênior da divisão dentro da XGS Publishing.

Enquanto isso, a principal rival da empresa, a Sony, tem constantemente renovado seu serviço PS Plus para dar aos jogadores acesso a um catálogo anterior de títulos do PlayStation também através da nuvem.

Outros acordos no meio, mencionados pela pesquisa da NewZoo e que devem contribuir para a consolidação do mercado, incluem a aquisição da polonesa RemoteMyApp, especializada em serviços de cloud gaming para empresas, pela Intel; além da plataforma de streaming Parsec pela Unity.

Via: GameIndustry

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