De maneira curta e grossa: a Nintendo pode ser novamente processada, mas agora por crianças — e não, não é uma piadinha de 1º de abril. O motivo? O velho (e irritante) problema de “drift” nos Joy-Cons do Nintendo Switch e uma cláusula contratual do console da Big N.

Problemas com drift

Antes de tudo, é preciso entender o que é esse tal de drift. Basicamente, o termo ilustra o defeito nos analógicos do Switch em que movimentos aleatórios dos sticks são reportados mesmo se o jogador não estiver tocando neles.

Para sermos justos, a Nintendo reconheceu o problema publicamente e até oferece trocas de Joy-Con gratuitamente. O problema é que a última versão lançada do console continua a apresentar os mesmos defeitos e um executivo da Big N afirmou que o impasse é “inevitável” devido ao desgaste.

Naturalmente, a declaração não foi bem recebida pela comunidade.

Nintendo Switch

Defeitos no Joy-Con seguem atormentando usuários do console — Imagem: Enrique Vidal Flores/Unsplash

Crianças x Nintendo

Insatisfeitas com o “caso drift”, duas mães americanas decidiram entrar na justiça contra a Big N. O único problema é que uma cláusula do Contrato de Licença de Usuário Final (EULA) do Switch impede a abertura de ações coletivas contra a companhia. A saída? Recorrer aos seus filhos para contornar isso.

As responsáveis agora estudam abrir o processo, mas em nome de seus filhos. A lógica é simples: os produtos até foram comprados por elas, mas quem joga são as crianças. Por serem menores de idade, eles não podem concordar com as políticas descritas no EULA, o que validaria as ações judiciais.

Os advogados da Nintendo já se manifestaram contra a validade do processo. Segundo eles, as crianças não podem se envolver por não terem sido os compradores do Switch. Logo, elas não teriam sido lesadas diretamente pela fabricante.

Bons argumentos parecem ser ouvidos de ambos os lados, mas apenas a justiça americana poderá decidir sobre isso. O caso agora está nas mãos de um tribunal federal da Califórnia, que deve decidir até o fim da semana sobre a validade (ou não) do processo.

Via: Eurogamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários