Consoles antigos da Nintendo – especificamente, o Wii U e o 3DS – estão vendo seus acessos a partidas online completamente cortados pela fabricante japonesa. A medida já havia sido anunciada pela empresa em outubro, mas na ocasião, ela informou que o fim das interfaces online das duas plataformas viria apenas em março de 2024.

A informação foi percebida por veículos nintendistas como o Nintendo Life e o site “Pretendo” – uma espécie de rede aberta que prometeu eventualmente reconectar os dois aparelhos. O gestor deste último, Jonathan Barrow, afirmou que o corte antecipado é parte de uma medida de desligamento “gradual” implementada pela empresa.

Nintendo corta acesso online do Wii U e 3DS meses antes do previsto
Nintendo corta acesso online do Wii U e 3DS meses antes do previsto

Fazendo justiça à empresa, a Nintendo nunca disse que o corte de acesso seria “feito em abril”. Na ocasião, ela disse que o referido mês era a data final dos procedimentos de descontinuidade e, no próprio comunicado de outubro, ela também admitiu que os consoles poderiam ficar offline “antes do informado”.

Ainda assim, alguns canais – e vários usuários nas redes sociais – reclamaram da medida, justamente pelo fato de ela ter vindo sem nenhum tipo de aviso prévio.

Dos dois consoles mencionados, o Wii U é meio que o “filho ingrato”, tendo apresentado um número inferior de vendas em relação ao seu predecessor (Nintendo Wii) e o seu sucessor (o hegemônico Switch) – muito disso foi atribuído a dois fatores principais: uma linha de produtos “da casa”, como Super Mario, Zelda ou Donkey Kong, bem enfraquecida, além de pouco suporte de publishers terceiras, que lançavam seus jogos quase sem suporte ao console.

No entanto, ele foi o primeiro aparelho da “Big N” a suportar gráficos em alta definição e trazia o conceito de “gamepad com tela de toque”, além de aprimorar a parte online dos jogos em relação ao Wii – tudo isso foi incorporado com maestria no Nintendo Switch.

No caminho contrário, o Nintendo 3DS se provou um dos consoles mais populares da empresa japonesa – não apenas no campo dos portáteis, mas de uma forma geral: segundo a própria Nintendo em seu relatório financeiro de 2022, o 3DS chegou, naquele ano, à marca de 75,94 milhões de unidades vendidas globalmente.

O fim do suporte online dos dois aparelhos segue o corte de acesso à eShop, a loja online da Nintendo. A empresa não comentou as informações divulgadas.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários