A Nintendo desligou temporariamente – e por tempo indeterminado – os servidores de Wii U para os jogos Mario Kart 8 e Splatoon. O motivo? Resolver problemas de segurança encontrados pela empresa.

“Este serviço de rede está atualmente indisponível devido a uma manutenção urgente e necessária para corrigir uma vulnerabilidade relacionada ao jogo online. Ainda não temos informações sobre quando os serviços de rede poderão ser restaurados. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, diz uma mensagem exibida pelo site da Nintendo.

A vulnerabilidade encontrada pela Nintendo nos servidores

De acordo com uma publicação Videogames Chronicle, a falha encontrada nos sistemas pode estar relacionada a uma exploração que permite ao invasor assumir o controle do sistema da vítima apenas por jogar junto com ela.

Um dataminer chamado OatmealDome sugeriu que a brecha está aparentemente relacionada ao ENLBufferPwn, um exploit que já foi encontrado em outros jogos da Nintendo, como Mario Kart 7, do 3DS.

Mas, além dele, alguns outros jogos de Switch foram afetados pelo problema anteriormente, como Animal Crossing: New Horizons e Nintendo Switch Sports – embora a empresa os tenha protegido do problema.

Em um vídeo publicado pelo youtuber PabloMK7, é possível ver o exploit em ação. Ele é usado para injetar firmware personalizado no console da vítima e, a partir disso, é “teoricamente possível” roubar informações de uma conta e até gravar a vítima usando o microfone e as câmeras do 3Ds.

O problema surgiu poucas semanas antes de a Nintendo desligar a eShop do Wii U e 3DS. Em 27 de março, os donos desses sistemas não poderão mais fazer compras em suas respectivas lojas, embora ainda seja possível baixar os games comprados anteriormente.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários