Loja de jogos para celular do Xbox? Esse pode ser o próximo projeto da Microsoft
A compra da Activison Blizzard pela gigante de Redmond pode ser ainda mais vantajosa do ponto de vista mobileBy - Tissiane Vicentin, 19 outubro 2022 às 17:50
A Microsoft pode estar se preparando para lançar uma loja de jogos para celular com a marca Xbox. De acordo com reportagem do The Verge, a empresa enviou uma solicitação à Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) que descreve os planos para a construção de uma loja Xbox de “próxima geração”, que estaria disponível em dispositivos móveis – e não apenas para consoles e PCs como é atualmente.
No documento, enviado em 11 de outubro, está descrito que “o negócio de games da Microsoft, Xbox, está trabalhando para expandir as escolhas [dos consumidores] de duas maneiras: por meio do Game Pass, um serviço de assinatura que permite aos gamers aproveitar o melhor que o Xbox pode oferecer por um preço acessível; e trazendo mais games para plataformas móveis, incluindo por meio de apps mobile e tecnologia de streaming baseada em nuvem”.
Além disso, a Microsoft argumenta que a aquisição da Activision Blizzard fornece “recursos e conteúdo para dispositivos móveis, algo que atualmente a empresa não possui, ao mesmo tempo em que cria novas opções de distribuição para desenvolvedores de jogos fora das lojas de aplicativos móveis. A compra também adiciona novos conteúdos para assinantes do Game Pass, incentivando-os a se envolverem com o serviço no dispositivo de sua escolha”, completa a Big Tech.
Xbox para celular?
Quando finalmente conseguir concluir a compra da Activision Blizzard, a Microsoft terá um grande impulso em termos de facilitar a entrada da empresa neste mercado, já que a publicadora possui títulos estabelecidos como Candy Crush — que é um dos carros-chefe da King, e outros títulos conhecidos, como o próprio Call of Duty versão mobile.
Isso sem mencionar que os lucros da Activision provenientes de vendas móveis é maior do que os registrados para consoles e PC somados, então dá para imaginar os ganhos.
A movimentação também faz sentido para Microsoft em termos de estratégia de negócios e não apenas considerando a compra da Activision isoladamente. Basta lembrar que a companhia de Redmond possui a expertise em torno do ecossistema de aplicações móveis e, apesar de não ter dado muito certo com o Windows Phone, esse não necessariamente foi um projeto que falhou, mas sim algo que se assemelha mais com um “teste” que culminou na atual possibilidade de expandir o universo Xbox.
Sim, haverá desafios para atrair consumidores que precisarão colocar mais uma opção na briga entre App Store e Google Play, mas aparentemente a Microsoft não está preocupada com a concorrência.
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