Descobrir os jogos de videogame mais populares de todos os tempos com base nos países de origem. Essa foi basicamente a tarefa da Guide Strats, uma biblioteca digital de guias estratégicos para os mais diversos títulos existentes.

Para a missão, o site analisou 20 mil jogos (antigos e novos) identificados pelos seus respectivos países de desenvolvimento. Posteriormente foram usadas as pontuações de cada game no Metacritic para o cruzamento de dados.

E o resultado disso foram insights bem interessantes.

Jogos mais bem avaliados de cada país

Gráfico jogos de videogame mais bem avaliados Metacritic

Imagem: divulgação/Guide Strats

O principal destaque do levantamento foi o icônico The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Japão), de 1998. Isso porque o game obteve a maior pontuação de todas com incríveis 99 pontos no Metacritic.

Outros grandes nomes foram Tony Hawk’s Pro Skater 2 (2000) e GTA IV (2008), os títulos oriundos de Estados Unidos e Reino Unido, respectivamente, que carregam pontuações de 98 — sim, o dado de THPS 2 está errado no gráfico.

Tratando-se de jogos produzidos no Brasil, o destaque ficou na conta de Horizon Chase World Tour, com 88 pontos. Na América Latina, o título da Aquiris Game Studio só ficou atrás de Kingdom Rush (Uruguai), que obteve um ponto a mais.

Tão interessante quanto descobrir o país de origem de alguns nomes da indústria de videogames é ver como existem títulos desconhecidos ao redor do mundo que, com base em suas pontuações no Metacritic, aparentam ter muito potencial.

E uma previsão da Guide Strats é que a chegada da inteligência artificial (IA) no setor vai facilitar a vida dos devs independentes. Consequentemente, isso pode resultar em mais jogos de países e demografias sem tanto peso na indústria.

Se isso vai realmente acontecer? Talvez o tempo responda.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários