‘Final Fantasy XIV’ celebra nova expansão e chegada no Xbox Series com período free to play
Apesar das boas notícias, todas elas ainda devem demorar um pouquinho: a expansão de ‘Final Fantasy XIV’ vem só ano que vemBy - Rafael Arbulu, 28 julho 2023 às 16:51
Como dar três boas notícias e ainda assim antecipar desnecessariamente o hype? Pergunte à Square Enix: a publisher japonesa confirmou, pelo perfil no Twitter, que Final Fantasy XIV finalmente chegará ao Xbox Series S/X, além de ganhar uma nova expansão e, de quebra, abrir um período free to play do jogo, que normalmente cobra uma mensalidade de seus usuários.
O problema: nada disso é para “agora”. Enquanto a expansão – chamada “Dawntrail” (“Trilha do Amanhecer”, na tradução literal) – está prevista apenas para o “verão” de 2024 no hemisfério norte (entre junho e setembro), o período gratuito virá apenas junto do patch 6.5 do jogo online, programado para…setembro de 2023, segundo algumas estimativas não confirmadas. Paralelamente, o Xbox Series S/X receberá um teste beta no mesmo período, e o lançamento definitivo fica para… algum momento entre março e maio do ano que vem.
Announcing #FFXIV for Xbox Series X|S!
Following an open beta test during Patch 6.5x, we'll proceed to the official release in Spring 2024! pic.twitter.com/TZS69Edq4j
— FINAL FANTASY XIV (@FF_XIV_EN) July 28, 2023
We're pleased to announce the newest #FFXIV expansion arriving in Summer 2024:
☀️ FINAL FANTASY XIV: #Dawntrail ☀️ pic.twitter.com/ajgG6RYQUE
— FINAL FANTASY XIV (@FF_XIV_EN) July 28, 2023
The #FFXIV Free Trial will be further expanded to include Stormblood, arriving alongside the release of Patch 6.5! pic.twitter.com/IWp9OlBZQy
— FINAL FANTASY XIV (@FF_XIV_EN) July 28, 2023
Final Fantasy XIV é possivelmente um dos projetos mais longevos da Square Enix – além de uma das histórias mais interessantes do mercado de desenvolvimento de jogos: originalmente, o jogo foi lançado exclusivamente no PC em 2010. Entretanto, o volume absurdo de bugs e problemas fizeram com que a empresa não só o removesse de todo lugar, como pedisse desculpas por ele e anunciasse que ele voltaria à mesa de estudos para ser relançado depois – o que ocorreu apenas em agosto de 2013, há quase 10 anos.
Ao invés de fingir que a falha anterior não existiu, a Square Enix criativamente tratou o fracasso do primeiro lançamento como um evento dentro do novo jogo – chamando-a de Cataclisma, a ocasião marcou a libertação da entidade primordial Bahamut de sua prisão. A semi divindade então procedeu a atacar o mundo onde o título se ambientada. Tal mundo foi “destruído” mas, por meio de um salto temporal, o jogador conseguiu escapar e ingressar ao novo mundo de Eorzea, já no novo jogo.
Desde então, foi só sucesso: Final Fantasy XIV foi relançado, ganhando versões que perduram até hoje, nos consoles atuais – bom, pelo menos, no PlayStation 5. Atualmente, o título já tem quatro expansões (Heavensward, Stormblood, Shadowbringers e Endwalker) e estava previsto para “acabar” com elas. Entretanto, a alta demanda do jogo convenceu a empresa a anunciar “Dawntrail”.
O MMORPG sempre pertenceu ao pilar “premium” do gênero, exigindo um pagamento de mensalidade que, hoje, sai por R$ 29,90 mensais a serem debitados via cartão de crédito, boleto bancário ou PIX. O valor, vale citar, não inclui as expansões: é apenas o direito de jogar e qualquer conteúdo adicional deve ser adquirido separadamente.
O que sabemos sobre Final Fantasty XIV: Dawntrail
Sobre a nova expansão, os detalhes não são tão escassos, mas ainda deixam muita coisa escondida. O teaser abaixo dá uma impressão mais rasa sobre o que esperarmos:
Ao que o vídeo indica, Dawntrail levará uma temática mais “verão” a Final Fantasy XIV, inaugurando diversas novas classes e trazendo centenas de missões novas. Assim como Final Fantasy XVI, o jogo segue sendo dirigido por Naoki “Yoshi P” Yoshida, que apresentou as novidades durante uma keynote em evento próprio da empresa no Japão.
“Eu quero continuar trabalhando nesse jogo até o dia em que eu morrer, talvez até depois.” – Yoshi P
Segundo o que foi divulgado, Dawntrail vai inaugurar um novo mundo, chamado “Tural”, localizado “do outro lado do oceano” a oeste de Eorzea. Pela narrativa, os Guerreiros da Luz que protagonizam o jogo deverão ajudar na escolha do próximo regente da nova ambientação, mas a narrativa pode levar os protagonistas e outros personagens essenciais a se dividirem em duas facções opositoras.
Dawntrail também deve trazer de volta os indivíduos da raça Pelu pelu, apresentados ao público pela primeira vez em Final Fantasy X – eles servirão como comerciantes do jogo. Além disso, outras benesses foram confirmadas:
- Aumento no nível máximo das partidas jogador contra jogador, indo de 90 a 100 e incluindo novas habilidades para todas as classes
- Novas classes: embora não tenha sido divulgado “quais” classes, Yoshi-P adiantou que duas delas serão voltadas à geração de dano, sendo uma de combate intermediário (que misturam o combate direto com habilidades furtivas) e outra para magias e ataques distantes
- Novas dungeons para explorar e inimigos a derrotar
- Atualizações no sistema de suporte de tarefas (Duty)
- Novos equipamentos e receitas para criação de itens
- Novos conteúdos de interação de mundo
- Novas dungeons variáveis (essencialmente, dungeons com várias possibilidades de progressão narrativa)
- Novas raids e “atualização de jogador contra jogador”
Como dissemos, infelizmente, nada disso é para este primeiro momento: o patch 6.5 é o recurso mais próximo, chegando em setembro, mas a experiência plena dos novos conteúdos de Final Fantasy XIV ficará apenas para o ano que vem.
Comentários