Piada interna do blog KaBuM!: quando recebemos o kit de áudio da House of Marley, um dos itens interessantes do pacote era uma caixa com algumas sementes. Sim, considerando que a empresa é, literalmente, fundada e operada pela família de Bob Marley, sobraram piadas sobre a natureza das sementes ser, digamos, “potencialmente viajante”.

A mesma situação deve ser vivida pelos estúdios LBC, no Canadá, em uma rotina diária: a empresa é responsável pelo desenvolvimento do jogo mobile Bob Marley World Tour, atualmente em pré-registro no iOS e no Android. Entretanto, assim como as sementes que nossa equipe recebeu, o jogo em si não tem nenhuma referência à maconha – nosso caso, eram sementes de embaúba, uma planta fitoterápica.

Sim, Bob Marley, o ícone do reggae que morreu em maio de 1981 em decorrência de um melanoma, é possivelmente a maior figura de temas relacionados à cannabis – desde seu consumo até movimentos que levaram à sua legalização em vários países.

Na prática, Bob Marley: World Tour é um jogo de ritmo musical: você coordena toques na tela do smartphone com o ritmo das músicas executadas pelo título – há também um elemento de gestão de carreira, para fins narrativos.

O jogo traz pequenas referências à cannabis, sem fazer um apelo específico por esta ou aquela política em relação à planta, mas sim mostrando como é a expressão dessa cultura pelos olhos de quem a vive – algo que os homens por trás da criação dos estúdios LBC em 2015, Solon Bucholtz e Dennis Molloy, dizem representar bem, segundo entrevista de ambos ao GamesIndustry:

“Nós sabíamos que todos na época – no Canadá, pelo menos, dentro da cultura canábica – estava procurando por transições à medida em que as coisas se tornaram mais normais. Todo mundo no nosso país estava pensando na cannabis no ponto de vista tradicional de produção e distribuição.

Eu e meu sócio, sendo parte dessa cultura, reconhecemos os games como um vertical novo e empolgante, e os aplicativos de celular estavam crescendo. Nós olhamos ao espaço dos jogos e percebemos que ninguém ainda havia falado desta cultura e deste público de uma forma significativa e autêntica.”

Eles certamente falam por experiência: a empresa lançou, em 2017, seu primeiro projeto – intitulado “Hempire”, foi lançado (em 20 de abril daquele ano – os números “4” e “20”, dispostos juntos, simbolizam a maconha). Os dois, no entanto, sofreram algumas restrições em relação ao projeto, raramente o vendo listado nas páginas principais das lojas de vendas de apps e, com sorte, o título aparecia no topo em subcategorias.

Apesar dos problemas burocráticos e políticas das lojas, uma coisa boa veio disso tudo: eventualmente, Hempire chamou a atenção da Marley Merchandising, a empresa que controla todos os aspectos do nome do falecido músico e que, até hoje, é operada por sua família. Uma coisa levou à outra, até que Bob Marley: World Tour nasceu.

Apesar de toda a identidade visual, do nome e até a aparência e nomes de alguns personagens remeterem ao sobrenome mais famoso do reggae, no entanto, o jogo é totalmente livre de drogas: 

“Quando decidimos fazer um jogo do Marley, queríamos garantir que estivéssemos construindo algo não só para os fãs dele e de suas músicas, mas para todos os gamers. E queríamos que ele fosse acessível ao máximo número de pessoas possível. Um dos desafios que enfrentamos com Hempire foi não podermos distribui-lo em certos países, simplesmente por causa de seu conteúdo.

Já ‘Marley’ é uma marca global, com impacto mundial. Quando começamos a pensar no design do jogo, queríamos que sua classificação etária atingisse um público mais jovem. Queríamos que ele fosse globalmente acessível. E queríamos que fosse um produto que pudesse contar com o apoio das plataformas. Seja você um garotinho que está só agora conhecendo a música de Bob Marley ou um adulto que cresceu com sua filosofia e crenças e filantropia, os dois lados podem compartilhar da mesma experiência. Por isso, o jogo do Marley, por si, tem zero cannabis.”

Imagem do jogo Bob Marley: World Tour

Imagem: LBC Studios/Divulgação

Isso porque o estúdio e a família entendem que, apesar da maconha ser um aspecto notável da vida de Bob Marley, ele não era nem o único, nem o principal. Vários pontos do jogo, por exemplo, ressaltam os trabalhos filantrópicos do músico, além de todo o seu ativismo – em especial o respeito à natureza, sua conservação e a conscientização dos perigos do aquecimento global e da urbanização desregrada.

Tanto que parte dos lucros do título, que conta com microtransações adquiridas com dinheiro real e a exibição de anúncios, é direcionada à One Tree Planted, a ONG preferida da família de Marley para continuar o ativismo de sua figura mais icônica.

Mais além, olhando por esta ótica, Bob Marley: World Tour terá maior trânsito junto às lojas: um dos problemas de Hempire foi a veiculação de anúncios sobre o jogo dentro de plataformas como o Google Ads. Embora os executivos ressaltem que o Google sempre lhes prestasse apoio técnico, no que tange à plataforma Android e atualizações, eles também reconhecem que estavam navegando em terrenos perigosos. No iOS, por exemplo, jogos com propostas similares foram removidos da loja da Apple.

O trunfo deles foi criar algo onde a maconha fosse secundária: Hempire é, essencialmente, um jogo de gestão de recursos – você é o forasteiro em uma cidade caindo aos pedaços, e por meio dos seus serviços, ajuda a reconstruí-la. Os seus serviços acontecem de ser o cultivo de variadas sementes da maconha – desde subespécies como sativa, indica e ruderalis, além de diversas cepas, como kush, haze, skunk (é, quando você passa do rótulo “cannabis”, tem bastante coisa a se aprender).

Bob Marley: World Tour

Imagem: LBC Studios/Divulgação

Felizmente, segundo os estúdios, essa percepção negativa vem mudando conforme mais e mais países revisam suas leis e projetam a cultura canábica sob um holofote mais favorável. Segundo a entrevista publicada, foi justamente o intuito de ajudar nessa mudança que fez Bucholtz abandonar o ramo imobiliário – dos quais seu pai e seu avô são parte – para se dedicar ao desenvolvimento de jogos.

“Nós não temos muito tempo nesta terra para criarmos um impacto significativo, e eu queria me envolver em algo que pudesse tocar várias vidas, algo em que eu pudesse trabalhar todo dia com muita paixão. Eu quero levar uma mudança significativa a gerações de pessoas.”

Bob Marley: World Tour deve chegar aos smartphones em novembro de 2022.

via GamesIndustry

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