Erro faz Edge ‘entregar’ seu histórico de navegação ao buscador Bing
Segundo navegador mais popular do mercado, o Edge tem função de seguir criadores de conteúdo, mas viola privacidade de usuáriosBy - Rafael Arbulu, 26 abril 2023 às 12:46
O navegador Edge, da Microsoft, conta com uma função não muito conhecida que vem se tornando um problema de privacidade à empresa de Redmond. Segundo um usuário especialista em privacidade digital no Reddit, o recurso que faz você seguir criadores de conteúdo específicos também envia informações dos sites que você visita ao buscador Bing, que também pertence à companhia.
O recurso em si não é dos mais conhecidos nem tampouco dos mais utilizados, então de uma forma prática, não há nenhum dano terrível – ainda assim, por se tratar da privacidade do internauta, a situação trouxe questionamentos éticos à Microsoft.
Funciona assim: sempre que você acessa plataformas sociais pelo Edge, como Facebook, Pinterest ou Instagram, a função referida é acionada – essencialmente, seu trabalho é oferecer uma forma rápida e automatizada de seguir o criador do conteúdo que você esteja visualizando na plataforma.
O problema: ao mesmo tempo em que abre o recurso, essa função também envia informações dessa e de outras ações que você tomou para o “bingapis.com”, oferecendo à API do buscador da Microsoft, essencialmente, todo o seu histórico de navegação.
Falando ao The Verge, o especialista em segurança digital Rafael Rivera, da Stardock, disse que o erro está na implementação: apenas as ações e visitas a páginas sociais é que deveriam ser entregues ao Bing, mas por algum erro que a Microsoft afirma já estar investigando, a função manda toda e qualquer URL navegada pelo browser.
O recurso de seguir criadores pelo Edge foi inaugurado no ano passado, em teste beta, sendo liberado globalmente no começo de 2023. Rivera disse que, embora a função seja acionada por padrão, é possível desativá-la nas configurações do navegador – isso faz com que todo envio de informações pare por completo.
Comentários