Início Softwares Função nativa do WhatsApp pode facilitar a vida dos stalkers

Função nativa do WhatsApp pode facilitar a vida dos stalkers

Aplicativos prometem rastrear quando usuários específicos ficaram online no WhatsApp e por quanto tempo

Recentemente, foi revelada uma falha que permitia que qualquer pessoa bloqueasse contas de WhatsApp usando apenas o número de telefone. Agora, um novo problema pode permitir que qualquer um descubra com quem o usuário conversa no mensageiro.

O método para isso é relativamente simples, por isso, não pode ser considerado uma falha de segurança.

Até o momento, o WhatsApp não permite que o status “online” seja escondido. Isso quer dizer que, mesmo quem não está na agenda do usuário, pode ver quando o aplicativo está sendo utilizado.

Com essa informação em mãos, diversos desenvolvedores criaram aplicativos que conseguem “rastrear” os hábitos dos usuários usando o status “online” do mensageiro. De acordo com o site Traced, um dos exemplos dessa prática é o app WhatsApp Online Status Tracker.

Ao baixar o software, é possível cadastrar o número de telefone de alguém. Com isso, o aplicativo consegue coletar informações de quando a pessoa ficou online e por quanto tempo.

WhatsApp
Foto: Anton/Pexels

Além disso, há a opção de inserir dois números simultâneos para verificar se ambos estão conversando entre si com base nos horários que ficam disponíveis no mensageiro.

Apesar de parecer algo simples, essas criações podem ser usadas para diversos fins – após o fim de um relacionamento ou para tentar encontrar indícios de traição são alguns exemplos.

A maioria dos aplicativos do tipo está disponíveis para download na Play Store e passou pelos filtros de ameaça do Google. O que justificaria isso é que a empresa não considerou tais apps como ameaças já que não são instalados nos aparelhos das vítimas.

Até o momento, infelizmente, não há maneiras de se proteger dessas observações. Seria possível caso o WhatsApp disponibilizasse a opção de remover o status “online”, mas isso ainda não aconteceu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES